Sesc Consolação recebe espetáculo Corpo Sentado, da bailarina e coreógrafa Jussara Miller


A coreógrafa e bailarina Jussara Miller volta a São Paulo para apresentar o espetáculo CORPO SENTADO, um diálogo entre dança e fotografia. O espetáculo solo fica em cartaz no Sesc Consolação (Teatro Anchieta – R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, SP) nos dias 13 de agosto, às 21h, e 14 de agosto, às 18h. A obra foi contemplada pelo Proac 2015.

As coreografias e todo o contexto do espetáculo criado por Jussara Miller abordam questões sobre o corpo sedentário que a nossa sociedade contemporânea constrói com todas as estratégias de não movimento: um corpo fixado, abandonado, acomodado, tratado como objeto do pensar e produzir, deixando, assim, os vestígios no corpo. Cada corpo é vestido de seus vestígios. “Este espetáculo reconhece que o sentar de hoje é vertiginosamente habitado pelas imagens tecnológicas das telas diárias de computadores, celulares, TVs e tantas outras janelas que capturam o nosso olhar enquadrado no paradoxo das imagens virtuais que fazem presente algo que está ausente”, explica Jussara Miller.

No espetáculo, a partir da relação com as imagens fotográficas projetadas no espaço cênico, geram-se estados corporais que são explorados na cadência da coreografia, estabelecendo um jogo de percepções que culmina em uma fluidez poética dançada.

O solo de dança CORPO SENTADO estreou no ano de 2005, celebrando, com esta remontagem, dez anos de existência de um trabalho continuado de pesquisa de diálogo entre dança e fotografia. Desta forma, este espetáculo contempla a pesquisa da artista Jussara Miller com novas possibilidades investigativas sobre o trabalho já realizado anteriormente. Na época, o solo foi dirigido pela própria bailarina, e para esta remontagem, Jussara Miller convida o diretor Norberto Presta para dirigir e fazer a dramaturgia do espetáculo, compartilhando, assim, o momento da pesquisa de criação da coreógrafa em parceria com o diretor e com o fotógrafo Christian Laszlo.

Este espetáculo, escolhido entre o amplo repertório de Jussara Miller para esta remontagem e circulação, implica olhar novamente para ressignificar a obra com o intuito de aprofundar no cerne do trabalho, redimensionando-o para o agora do “corpo sentado” com a oportunidade de ganhar tonalidades dramatúrgicas mais intensas e atuais nesta nova versão.

Oficina gratuita de dança: A ESCUTA DO CORPO

No dia 12 de agosto, das 19h às 21h, na Sala Delta, 7º andar do Sesc Consolação, Jussara Miller ministra a oficina de dança “A Escuta do Corpo”. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento do Sesc a partir do dia 02 de agosto. A oficina propõe a exploração dirigida do movimento a partir da investigação do corpo sensível com o uso de vetores que potencializam o movimento pelo espaço. Será trabalhada a improvisação em dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando o corpo presente a partir do referencial somático com a prática da Técnica Klauss Vianna. A oficina é direcionada a dançarinos, atores e pessoas interessadas na pesquisa do movimento.

QUEM É JUSSARA MILLER

Bailarina, coreógrafa e professora doutora em Artes/Dança pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É autora dos livros de dança: “A Escuta do Corpo” (Summus, 2ª ed, 2007) e “Qual é o corpo que dança?” (Summus, 2012). É docente do curso de pós graduação em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP e diretora e professora do Salão do Movimento, em Campinas-SP (www.salaodomovimento.art.br).

FICHA TÉCNICA

Concepção, criação e dança: Jussara Miller
Direção, dramaturgia e cenografia: Norberto Presta
Fotografia, audiovisual e trilha sonora: Christian Laszlo
Assistência coreográfica: Cora Laszlo
Figurino: Warner Reis Jr
Iluminação: Cristiano Pedott
Operação de Luz: Cristiano Pedott e Eduardo Albergaria
Cenotécnico e sonoplastia: Christian Laszlo
Arte gráfica: Ian Takaes
Edição de imagem: Igor Capelatto
Assessoria de imprensa: 7 Fronteiras Comunicação
Produção: Isabela Razera e Cassiane Tomilhero – Cais das Artes
Produção geral: Salão do Movimento

SERVIÇO

Corpo Sentado
Jussara Miller
Dias 13 e 14 de agosto de 2016
Sábado, às 21h, domingo, às 18h
Local: Sesc Consolação – Teatro Anchieta
R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo/SP
Ingressos: de R$ 6,00 a R$ 20,00
Informações: (11) 3234-3000

Deixe uma resposta