Segunda edição do Recital Rony Leal reúne grupos de ballet de Porto Alegre

Após o sucesso da primeira edição, a segunda edição do Recital Rony Leal retorna para valorizar obras do ballet clássico de repertório. Idealizado por Rony Leal, uma das figuras mais importantes da dança em Porto Alegre, o espetáculo reúne 7 escolas de Porto Alegre em uma apresentação única, no dia 15 de novembro, às 20h, no Teatro Renascença

Serão apresentados Pas de Deux, Pas de Trois e Pas de Quatre (coreografias com 2, 3 ou 4 bailarinos) de grandes obras como o “O Lago dos Cisnes”, “O Corsário”, “Giselle” e “Paquita”. Um evento que promove o repertório clássico e que ano passou ganhou o Prêmio Açorianos de Dança na categoria Destaque Ballet Clássico.

Escolas participantes

Ballet Gutierres
Ballet Lenita Ruschel
Ballet Redenção
Ballet Vera Bublitz
Estúdio de Dança Ângela Ferreira
Karen Ibias Ballet
Naira Nawroski Centro de Artes Integradas

Chá de repertório

Para quem deseja conhecer melhor as histórias dos ballets de repertório apresentados, acontecerá o “Chá de Repertório”, com a presença Rony Leal e as diretoras das escolas participantes. Uma conversa para quem ama a dança clássica e deseja saber mais sobre curiosidades e o contexto de cada obra. O “Chá de Repertório” também acontecerá no dia 15 de novembro, às 16h, no saguão do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307).

Rony Leal

Com mais de 60 anos de atuação, Rony Leal começou a estudar balé aos dezoito anos, em 1954, na Escola de Tony Petzhold. Logo passaria a integrar montagens importantes como Lés Sylphides (1958) e A Bela Adormecida, em 1959, atuando ao lado da talentosa Jane Blauth. Também dançou obras de Lya Bastian Meyer, como Rapsody in Blue. Deu prosseguimento a sua formação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas logo seguiu carreira na Europa.

Dançou em consagradas companhias internacionais como Ballet do Marquês de Cuevas, Ballet da Ópera de Marseille e Ballet de Genéve. Estudou com alguns dos mais importantes mestres do século XX como Bronislava Nijinska, Rolland Petit e Leonid Massine e teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do balé como Rudolf Nureyev e Anna Gallina.

Crédito da foto: Claudio Etges

Serviço

Recital Rony Leal
Dia 15 de novembro de 2018
Quinta, às 20h
Local: Teatro Renascença
Av. Erico Verissimo, 307, Azenha, Porto Alegre – RS
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia – idosos, estudantes e classe artística)

Deixe uma resposta