São Paulo Companhia de Dança estreia Bernstein 100 no Sesc Pinheiros

Após 4 anos, a São Paulo Companhia de Dança, da Secretaria da Cultura do Estado, sob direção de Inês Bogéa, retorna ao palco do SESC Pinheiros para duas apresentações de Bernstein 100 nos dias 15 e 16 de agosto, as 21h. O espetáculo que conta com música ao vivo da Jazz Sinfônica, Coral Lírico Paulistano e solistas, chega a capital paulista depois de uma aclamada estreia no Festival de Vermelhos em Ilhabela e homenageia o centenário de nascimento do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein.

Com direção cênica de Ulysses Cruz, a homenagem leva ao palco todo vigor da arte brasileira e apresenta números de música instrumental, canto e dança das obras “West Side Story”, “Candide”, “Fancy Free” e “On the Town”.

“É uma alegria voltar ao Sesc Pinheiros para homenagear Bernstein. Somos mais de 200 pessoas em cena, com dança, coro e música dando vida a uma ideia que nasceu do desejo de criar interação entre as artes. A SPCD apresentará coreografias criadas por Edson Guiu e Erika Novaki que trazem uma visão inédita de trechos dos grandes musicais West Side Story, Fancy Free e On The Town”, comenta Inês Bogéa.

Inspirada nas principais obras de Leonard Bernstein para a Broadway, este espetáculo reflete as inquietudes do compositor, pianista e maestro, através de uma jornada pelos musicais West Side Story, Fancy Free, On the Town e Candide. Somado a tudo o que Bernstein representou, da importância da sua obra erudita à defesa da transição entre os gêneros eruditos e populares e a sua atuação como maestro das principais orquestras do mundo, nasce Bernstein 100. É o homem renovador, emocional e provocador, sempre determinado a romper fronteiras!

Ficha Técnica

Leonard Bernstein 100 (2018)

Direção Geral: Samuel Mac Dowell de Figueiredo
Encenação: Ulysses Cruz
Música: Leonard Bernstein Orquestra Jazz Sinfônica
Regência: João Maurício Galindo

Coro: Coral Paulistano
Regência: Naomi Munakata
Solistas: Camila Titinger, soprano | Luciana Bueno, mezzo-soprano | Daniel Umbelino, tenor | Johnny Lima, barítono

São Paulo Companhia de Dança
Direção Artística: Inês Bogéa
Coreógrafos convidados: Erika Novachi | Edson Guiu
Bailarinos: Beatriz Hack, Carolina Pegurelli, Ísis Soares, Larissa Guerra, Laura Barbosa, Michelle Molina, Poliana Souza, Bruno Veloso ou Mozart Mizuyama, Felipe Vasques, Gabriel Fernandes, Geivison Moreira, Luan Oliveira, Matheus Queiroz e Vinícius Vieira
Iluminação: Wagner Freire
Figurinos: Balletto por Luciana Mantegazza

São Paulo Companhia de Dança

Criada em janeiro de 2008, pela Secretaria da Cultura do Estado, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – gerida pela Associação Pró-Dança – é dirigida por Inês Bogéa. A SPCD é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos 19, 20 e 21 de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, acumulando 17 prêmios no Brasil e no exterior. Desde sua criação já foi assistida por um público superior a 620 mil pessoas, passando por 67 cidades do Estado de São Paulo, 17 cidades do Brasil e 51 cidades do exterior em 16 países em mais de 800 apresentações.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, vem no movimento da Companhia a cada cidade por onde ela passa e encontra pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Nas Palestras de Dança temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte, nas Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos da SPCD, nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança, e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online e colaborativa disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SPCD passa. A Companhia também promove espaços onde interessados na arte da dança possam compartilhar experiências. Assim criou o Seminário Internacional de Dança, que visa abordar a prática da dança em diferentes perspectivas e o Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança, evento que proporciona um ambiente de arte, permitindo um estudo teórico-prático de técnicas de dança. Além destes, os programas educativos também compreendem: Projeto Meu Amigo Bailarino; Aulas Abertas; Intercâmbio com Projetos Sociais e Performances em museus e espaços públicos.

A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz a história desta arte contada por quem a viveu. Os episódios podem vistos nos canais Arte 1, Canal Curta!, TV Cultura e Univesp TV, e no canal da SPCD no Youtube. Até 2017 foram produzidos 34 documentários. A SPCD também publicou seis livros de ensaios, além de documentários para professores e outros que registram os bastidores da sua ação. A área de memória também conta com a realização de exposições e produção de teasers e documentários sobre a trajetória da SPCD.

Inês Bogéa

Diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora dos livros infantis: O livro da dança; Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança, entre outros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança e da série Figuras da Dança da SPCD.

Crédito da foto: Mayra Azzi

Serviço

Bernstein 100
São Paulo Companhia de Dança
Dias 15 e 16 de agosto de 2018
Quarta e quinta, às 21h
Local: Sesc Pinheiros
R. Paes Leme, 195 – Pinehiros – São Paulo/SP
Ingresso: a partir de R$ 20,00
Duração do espetáculo: 90 min
Classificativa: Livre

Deixe uma resposta