Sankai Juku, do mestre do butô Ushio Amagatsu, apresenta nova criação na 16º Temporada de Dança do Teatro Alfa

Crédito da foto: @Sankai Juku

Um dos grupos pioneiros do dança butô, que até hoje é reconhecida internacionalmente como referência da dança contemporânea japonesa, a companhia Sankai Juku faz a estreia para as Américas nos dias 28 e 29 de setembro durante a 16º Temporada de Dança do Teatro Alfa.

Nas palavras do crítico Philippe Noisette: “Danças em ondulações, ondas de corpos, um trabalho singular de braços. O espectador se encontrará às vezes em terreno conhecido de emoção vibrante aos quais se acrescentam novas pesquisas, prova de que Amagatsu vê sua trupe como um laboratório de formas e cores. Ausente do palco pela primeira vez, faz seus intérpretes, antigos e novos, percorrerem a dança de Sankai Juku com uma graciosidade irreal.” “O próprio título Arc – Chemin de jour  (Arco-Caminho Diurno), nova criação de Ushio Amagatsu, diz muito acerca das intenções do coreógrafo. ‘Existe a aurora e o crepúsculo. Há uma vontade de contraste e também de continuidade de alguma coisa’, resume o fundador da companhia de dança Sankai Juku. A passagem do tempo, apresentada em sete estações nessa nova coreografia, percorre uma gama impressionante de sensações.”

No palco, os oito sankais, como são chamados os bailarinos do grupo estão vestidos com longas saias esvoaçantes, muitas vezes sem camisa. Trazem a cabeça raspada (adornada com brincos em flores) e o corpo coberto por um pó branco da cabeça aos pés – como deve ser nas criações deste mestre butô. Em sua crítica, a  jornalista Rosita Boisseau destaca:  “Sankai Juku [é], mais que dança, uma experiência sensorial, espetáculo imperdível”. “Os temas do ciclo, do tempo, da transformação irrigam mais uma vez essa nova criação, expressando-se em formas geométricas e em um gesto lento e fluido. Arc relata um profundo senso de ritual e espiritualidade, carregado por imagens incomuns. Amagatsu encena um movimento pendular entre solo, duetos e cenas de grupo. O palco está coberto de areia e os traços deixados pelos pés descalços dos bailarinos contam sua luta momentânea antes do desaparecimento programado “, escreve Rosita.

“A criação de Ushio Amagatsu se situa nas ondas eletromagnéticas da música assinada por Takashi Kako, Yas-Kaz e Yoichiro Yoshikawa. As cerimônias tecidas pelo coreógrafo abrem um espaço para a meditação e a contemplação. A matéria, os vivos, o cosmos, o infinito, o diálogo com a morte, estão presentes em um balé de formas entre espirais e espasmos, sorrisos e gritos silenciosos. Com seu novo opus Arc, coberto com dois arcos de metal que se sobrepõem para formar um círculo.”

Serviço:

SANKAI JUKU
Programa – Arc – Chemin de jour (2019)
Dias 28 e 29 de setembro (sábado às 20h e domingo às 18h)
Loca: Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 5693-4000
Ingressos: Plateia (R$ 210,00 inteira) e Plateia Superior (R$ 75,00 inteira)

Adquira pelo site Ingresso Rápido ou pelos telefones: 11 5693-4000 | 0300 789-3377

Site: www.teatroalfa.com.br

Deixe uma resposta