Russian State Ballet realiza turnê pelo Brasil

A cia “Russian State Ballet”, uma das mais respeitadas do mundo, desembarca no Brasil com estrelas do Bolshoi e Mariinsky (Kirov) Orchestra para mais de 30 apresentações por diversas cidades brasileiras com uma programação repleta de atrações, os espetáculos “O Quebra Nozes”, “Estrelas do Ballet Russo”, “VIKTORIYA” e “Step by Step”.

O BALLET RUSSO REALIZA NO BRASIL, A SEXTA MAIOR TURNÊ DE UMA COMPANHIA RUSSA NO PAÍS, E A CADA ANO VEM UM NOVO ELENCO DOS GRANDES TEATROS DA RÚSSIA.

A iniciativa de trazer a CIA ao Brasil foi do produtor Augusto Stevanovich que faz parte da Câmara Brasil Rússia de Comercio Indústria Cultura e Turismo, com apoio do ministério da cultura da Rússia. A sua intenção faz parte de uma campanha de popularizar o Ballet Russo e diversas atividades culturais russas em todo o Brasil e preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental. Outros espetáculos de dança farão parte desta programação especial que deverá estender-se de abril a setembro de 2017. Nesta turnê, Augusto será o responsável pelos bailarinos que se revezam durante a programação pelo Brasil.

Conciliar tradição e inovação é a proposta da companhia. Há séculos que os braços e pernas da Europa e do mundo se movimentam entre as primeiras posições do ballet clássico. As dificuldades da arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um. Manter a tradição por tantos séculos e ainda torná-la atraente para especialistas e leigos é outro grande desafio desta arte, cujo poder de emocionar atravessa culturas e gerações, encantando jovens, adultos e idosos, instruídos ou não. Para manter o frescor, a dança tradicional incorporou pequenos toques de contemporaneidade.

LINGUAGENS

Os 70 solistas dos grandes teatros da Rússia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. “Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”.

A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.

Para quem deseja integrar o casting da cia, a paixão pela dança é o pré-requisito fundamental. “É preciso estar bem preparado fisicamente, ter o porte necessário para um bailarino e querer trabalhar no teatro russo, ciente da orientação da companhia. Os aspirantes a bailarinos devem amar a profissão, ser disciplinados e se dedicar ao trabalho.”

Adicionar toques de modernidade ao clássico, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio. “É um processo complexo. Temos que pensar, ao mesmo tempo, em questões diferentes, como financiamento, seleção dos artistas, onde estudar e ensaiar, preparação do figurino, técnicos etc. Assim como a vida, os problemas são resolvidos um de cada vez. Os desafios são permanentes e somente encarando-os conseguimos elevar o nível do trabalho. Porém, temos em mente que é uma tarefa permanente. Devemos trabalhar sem descanso para manter o nível alcançado e superá-lo, na medida do possível”.

TEMPORADA 2017

No ano de 2017 a cia. excursionará pelas 4 regiões do Brasil. São mais de 120 profissionais contratados que se revezarão, dividido em 5 grupos, com espetáculos diferentes seguindo uma programação especial entre as cidades.

“Levar o espetáculo do Amazonas ao Rio Grande do Sul, do Mato Grosso ao Rio de Janeiro é um grande desafio. Essa emoção fica marcada para toda vida e fideliza nosso público. Além de fazer com que cada vez mais pessoas queiram assistir ao Ballet”, diz o produtor executivo Augusto Stevanovich. Iniciou-se na temporada anterior o “Clube do Ballet da Rússia” com objetivo de proporcionar a bailarinos e amantes do ballet ações promocionais e descontos exclusivos para promover os espetáculos que vem ao Brasil.

O QUEBRA NOZES

Sob direção de Elik Melikov do Moscou Ballet la Classic, O Quebra Nozes tornou-se uma das composições mais famosas de Tchaikovsky. A estreia de O Quebra-Nozes transformar o ballet clássico em um conto de fadas, com 40 integrantes entre bailarinos, assistes e técnicos. O espetáculo é um clássico russo, inédito no Brasil, repleto de música e um corpo de baile impecável. Este ballet tem capturado a imaginação de muitas gerações ao longo dos anos e continua a atrair audiências em todo o mundo, cheio de mistério e romance. O espetáculo é uma verdadeira fábula sobre a transição da infância para a adolescência, baseado no tema imortal do amor e as forças do mal. O espetáculos é composto por figurinos e cenários impecáveis.

PROGRAMAÇÃO
O QUEBRA NOZES

– Salvador 23/04
– Rio de Janeiro 25 e 26/04
– São Paulo 30/04
– Paulínia 02/05
– Belo Horizonte 04/05
– Brasília 06/05
– Curitiba 09/05
– Porto Alegre 11 e 12/05
– Florianópolis 13 e 14/05

Cidades a confirmar: Blumenau, Juiz de Fora, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Fortaleza.

VIKTORIYA

– Campinas 24 e 27/04
– Santos 26/04
– Presidente Prudente 28/04
– Londrina 29/04
– Maringá 30/04
– Curitiba 02/05
– Ponta Grossa 04/05
– Belém 13 e 14/05
– Manaus 16/05

Cidades a confirmar: Porto Velho, Rio Branco, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador e Fortaleza.

STEP BY STEP

– Rio de Janeiro 28/04
– Belo Horizonte 29/04
– Porto Alegre 30/04
– Uberaba 09/05
– Maringá 13/05
– Curitiba 16/05
– Ribeirão Preto 17/05
– Sorocaba 19/05
– São Paulo 26/05
– Porto Alegre 30 e 31/05
– Uberlândia 17/06
– Florianópolis 02/06
– Balneário Camboriú 03 e 04/06

Cidades a confirmar: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Londrina e Campinas.

ESTRELAS DO BALLET RUSSO

– Fortaleza 15 e 16/04
– Natal 17/04
– Recife 18/04
– João Pessoa 19/04
– Maringá 27/04
– Presidente Prudente 28/04
– Florianópolis 29/04
– Chapecó 30/04
– Balneário Camboriú 01/05
– Sorocaba 04/05
– Goiânia 08/05
– Cuiabá 09/05
– Porto Velho 10/05
– Rio de Janeiro 11/05
– Belém 13/05
– Boa Vista 14/05
– Maceió 23/05

Cidades a confirmar: São Luís e Salvador

Para maiores inforações sobre a turnê acesse o site oficial http://www.balletdarussia.com e página oficial no facebook https://www.facebook.com/russianstateballet.