Russian State Ballet apresenta O Lago dos Cisnes no HSBC Arena, no Rio de Janeiro

Russian state ballet swan lake

Pela primeira vez a América Latina irá receber o espetáculo O Lago dos Cisnes no seu formato completo. Sob direção do coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, a grande estrela do Bolshoi de Moscou, estarão 40 talentos russos, que percorrerão dezenas de cidades brasileiras e países vizinhos, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Suriname. Através de parceria com o HSBC Arena, o Russian State Ballet incluirá o Rio de Janeiro na sua programação anual com garantia de grandes montagens e clássicos da cultura russa. Dando abertura a esta programação, no próximo dia 30 de maio, às 20 horas, esta grande montagem que é o Lago dos Cisnes em formato completo, com palco em dimensões nunca antes vistas fora da Rússia, iluminação especial e cenografia em 3D.

O espetáculo Lago dos Cisnes virá com a estrela do Kirov-Mariinsky, a mais nova revelação da Rússia, Anton Korsakov, e do teatro Kremlin, Valeria Vasilieva, além, é claro, de grande elenco dos grandes teatros da Rússia. Trata-se da história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro.

“Duas horas de muita emoção, magia e encanto pelo figurino e cenografia, vindos exclusivamente de Moscou para esta grande turnê”, conta o diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, responsável pela nova programação cultural no Rio Janeiro e demais cidades. Segundo ele, o hemisfério Sul estará recebendo uma nova programação cultural com diversos segmentos da arte russa, como balé clássico e contemporâneo, shows de música, circo, teatros, musicais e óperas.

“Lago dos Cisnes, o mais clássico de todos os balés, evidencia a própria essência do trabalho do bailarino: obstinação e busca obsessiva pela perfeição”, destaca Stevanovich. Solistas do Bolshoi, Kirov, Stanilslavisk, Kirov-Mariinsky e do teatro de Moscou compõem o elenco desta apresentação que exige técnica e esforço dos bailarinos. “Traremos um elenco novo, liderados pelo coreógrafo Viacheslav Gordeev, conhecido como o menino de ouro do Bolshoi de Moscou”, completa Stevanovich.

A iniciativa ousada tem por objetivo popularizar o balé, uma dança ainda muito elitista, em todo o Brasil. “Trata-se de um espetáculo tão grandioso, que nenhum teatro comportaria receber um grande público, com ingressos acessíveis a todas as classes sociais, oriundas de ações promocionais corporativas”. São cerca de três toneladas entre vestuário, equipamento, cenografia e iluminação, explica Stevanovich, que comemora a nova parceria com o HSBC Arena, que estará recebendo programação anual da Rússia. “Prometemos uma grande surpresa que irá impactar o público carioca”, adianta, “que só será possível mediante apoio do Ministério da Cultura da Rússia e parceria com os maiores produtores do Brasil”.

Estão no programa deste ano, além do Lago dos Cisnes, obras como Sherezade – inédito no País – e Don Quixote. Objetivo é percorrer todas as capitais brasileiras para depois seguir programação nos demais países latinos, encerrando a turnê no México.

FICHA TÉCNICA:

Diretor artístico e diretor geral: Viatcheslav Gordeev
Direção Técnica: Victor Davidov
Produção: AS Entertainment e Creative Force Brasil
Produtor América Latina: Augusto Stevanovich

APOIO:
Ministério da Cultura da Rússia
Embaixada do Brasil em Moscou
Embaixada da Rússia no Brasil
Ministério do Exterior da Rússia

SERVIÇO

O Lago dos Cisnes
Russian State Ballet
Dia 30 de maio de 2015
Sábado, às 20h
Local: HSBC Arena
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22775-040
Ingressos: de R$ 150,00 a R$ 600,00 (valores de inteira)
Vendas On-line: Ingresso Rápido
Classificação: Livre
Capacidade: 8.734 lugares

Fonte: Ingresso Rápido