Riojaneirices, com Cia. Folclórica do Rio

Riojaneirices - Cia Folclórica do Rio

Em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, a Cia Folclórica do Rio (UFRJ) criou um espetáculo que reforça a cultura popular da cidade do Rio. A apresentação, que acontecerá no dia 27/03, às 14h, tem música ao vivo e convida o público a interagir com os dançarinos. A classificação é livre e a entrada gratuita.

Baseado nas manifestações culturais do estado, o espetáculo traz a Folia de Santa Cruz, as Cirandas de Tarituba, cantigas e histórias infantis, o Jongo-Caxambu, Mineiro-pau e Boi-pintadinho, a Folia de Reis e a história do Carnaval carioca.

A Companhia decidiu homenagear a cidade do Rio da melhor maneira, unindo música, dança, expressões rítmicas, poéticas e imagéticas. A diversidade do Rio foi construída através dos índios, europeus e africanos e configurou nossas manifestações culturais populares da forma única, criando uma linguagem original e expressiva. A ideia do espetáculo é reforçar e celebrar nossos costumes através da arte.

SOBRE A COMPANHIA

Fundada em 1987, pela professora Eleonora Gabriel, a Companhia Folclórica do Rio-UFRJ originou-se do Grupo de Danças Folclóricas da UFRJ, fundado na década de 70. O grupo, que se caracterizava por realizar danças gaúchas, foi um importante espaço de formação de profissionais de educação física que passaram a inserir a cultura popular em suas práticas.

O projeto tem o objetivo de pesquisar, dançar, cantar e divulgar a cultura popular tanto na Universidade quanto fora dela. A Companhia é formada por professores, funcionários e alunos de diversas unidades da UFRJ. O grupo produz espetáculos de música, danças e folguedos brasileiros, promove atividades e eventos científicos e culturais, além de cursos de extensão e de educação continuada. Cerca de 200 alunos já passaram pelo projeto, formando uma nova geração de pesquisadores das culturas populares.

FICHA TÉCNICA

Direção geral e curadoria: Haroldo costa
Criação, coreografia e direção artística: Eleonora Gabriel
Coordenação geral: Lene Devictor
Direção musical: Luciano Câmara
Preparação e arranjo vocal: Maestro Leonardo Bruno
Dançarinos: Alex Costa, Alexandre Carvalho, Carla Giglio, Carolina Accioli, Deivison Garcia, Diogo Nascimento, Elaine Aristóteles, Eleonora Gabriel, Fernanda Veloso, Flavia Souza, Frank Wilson, Gessica Justino, Giovanna Biancco, Jacqueline Barbosa, Jéssica Lima, Leonardo Amorim, Luan Gustavo, Marcia Cassaro, Mônica Luquett, Raíne Machado, Raquel Serra, Rita Alves, Roberto Barboza, Rodrigo Magalhães, Tulah Pereira, Victor Garcia e Viviane Brito.
Músicos: Alexandre Carvalho, André Vinícius, AntonioSant’anna, Bruno Amorim, Gabriel Gabriel, Giovanni Padula, Leonardo Dias, Luciano Câmara, Pedro Salles, Paulino Dias, Rita Alves e Rosane Almeida.

SERVIÇO

Riojaneirices
Cia. Folclórica do Rio
Dia 27 de março de 2015
Sexta, às 14h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra
Praça Ênio, s/n, Pavuna – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: Entrada gratuita
Informações: (21) 2886.3889
Classificação: livre
A Arena possui acesso para deficientes físicos e estacionamento gratuito.