Renata Versiani ministra o curso Capacitação para profissionais de ballet clássico para adultos

A bailarina e performer Renata Versiani, ministra nos dias 21 e 23 de janeiro, terça e quinta (das 11:30 às 13:30) o curso Capacitação para profissionais de ballet clássico para adultos, no StudioK Escola de Danças, em São Paulo.

“O que deseja com as ações desse curso, vai além de fornecer ferramentas para uma técnica bem executado. Almeja-se construir possibilidades para que professores e alunos compreendam e reflitam sobre as exigências do balé, conquistando gradativamente confiança em suas práticas e que muito mais do que fazer um bom uso desta técnica de dança, sejam competentes e autônomos em seus fazeres artísticos e pedagógicas”

A presença ostensiva do ballet clássico no imaginário e nas práticas da dança pode estimular a adesão de um ensino/aprendizado da técnica apoiado na obediência a velhas crenças e a busca equivocada de um arquétipo virtuoso da técnica. É comum ouvirmos frases do tipo ‘eu não sirvo para o balé’, ‘já tentei, mas acho muito difícil’, ‘tenho um caso de amor e ódio com a técnica’, ‘tenho medo de balé’, ‘já fiz muito, mas agora quero estudar outras técnicas’, ‘acho muito limitante’, causando um distanciamento entre alunos, professores e instituições.

Uma nova abordagem dessa técnica tradicional começou a ser ministrada por Renata Versiani na Faculdade Angel Vianna, no RJ, onde é professora especializada. Sua experiência como primeira bailarina clássica do TMRJ por 7 anos, o aprendizado que teve com seus Mestres durante sua formação na EEDMO, na FAV e no Instituto Gyrotonic Brasil, promoveu questionamentos necessários para a criação de uma nova forma de ver e transmitir o aprendizado do ballet clássico.

Este curso pretende lidar com a diversidade dos alunos nas suas áreas de formação artística propondo que o ensino e aplicação do ballet clássico funcionem como agentes que vão além de sua funcionalidade técnica e estética e possibilitem transformações para os alunos, bailarinos e pesquisadores trazendo maior consciência de si, capacidade de reflexão crítica, autonomia, eliminação de excessos, criando novas formas de interagir com a técnica.

Renata Versiani

Artista com 30 ano de experiência profissional na dança. É bailarina e performer, Diretora de movimento, professora universitária especializada e pesquisadora da Movimentação Singular, sua pesquisa científica.

É diretora da produtora Referencia em Artes que tem com sua sócia Fernanda Cavalcanti desde 2016, onde realizam projetos No Game XP, Com COB, RockinRio e de intervenção Urbana, Vídeo dança, direção de movimento para cinema , teatro, comerciais. Além de ministrar aulas de capacitação em ballet clássico para profissionais e aspirantes.

Estreia como Atriz no infantil Creme do céu de Flavia Tápias em 2018, e segue em turnês e temporadas.

Intérprete criadora do solo O Azul do Çéu me indetermina, de coreografia Flavia Tápias e que deu indicação da intérprete ao prêmio Cesgranrio 2018. Performer e criadora do solo Olhar de um corpo para SP ARTE 2018.

Atuou no Teatro Municipal do RJ como primeira bailarina por 7 anos. Trabalhou como intérprete/criadora nas cias: Deborah Colker, staccato/Paulo Caldas, Atelier de Coreografia de João Saldanha, com projetos independentes de Paula Maracaja e Grupo Tápias.

Foi coreografa assistente da Abertura dos Jogos olímpicos do RJ 2016, foi assistente de direção do Festival internacional Dança em trânsito 2016, e do projeto Porto de memórias de Regina Miranda em 2014/2015.

Serviço

Capacitação para profissionais de ballet clássico para adultos
Renata Versiani
Dias 21 e 23 de janeiro de 2020
Terça e quinta, das 11:30 às 13:30
Local: StudioK Escola de Danças
Rua Bueno de Andrade, 313 – Liberdade, São Paulo – SP
(Próximo a estação de metro São Joaquim)
Investimento: R$ 350,00
Formas de pagamento: Transferência bancário, boleto, débito, credito
Informações: (11) 96600-4497 (WhatsApp – Agnes) | @agnesrodriguess

 

Deixe uma resposta