Notícias

Refletindo sobre a construção social de gênero Juliana Melhado apresenta Eu Posso Sentir o Seu Poder! [I Can Feel Your Power!]

Foto: Rodrigo Munhoz/Divulgação

Compreendendo a temática antimusa como a aceitação dos desencaixes, do que é torto, ridículo e que chama atenção por assumir seu lado muitas vezes contestado, a artista Juliana Melhado, integrante do Grupo VÃO, apresenta Eu Posso Sentir o Seu Poder! [I Can Feel Your Power!] dias 14 e 15 de dezembro, quarta e quinta-feira, às 18h, no Centro de Referência da Dança e dia 17 de dezembro, sábado, 20h, na Casa de Zuleika. O solo propõe a reflexão sobre a construção social de gênero e o comportamento atribuído às feminilidades.

Apostando em espaços diversos e não convencionais para a realização da performance, Juliana surge em meio ao público vestida com uma peruca verde, collant com estampa de onça, meia-calça e tênis. A artista faz poses e constrói uma trajetória no espaço até chegar ao local em que estende um tapete com estampa de zebra e dubla uma música. “As ações se relacionam diretamente com o público e com o espaço que estou”, conta.

Os primeiros estudos desta obra aconteceram em setembro de 2013, quando a artista recebeu o convite de Estela Lapponi e Neca Zarvos para participar da ação performática Intentos Antimusa na Casa Provisória de Zuleika. Após essa experiência, Juliana Melhado seguiu estudando e buscando corporalmente o seu caminho, viés e por onde gostaria de seguir com sua antimusa.

Eu Posso Sentir o Seu Poder! [I Can Feel Your Power!] provoca um desvio no ritmo comum dos locais por onde passa, no comportamento atribuído a mulher, na expectativa de um espetáculo de dança e compõe imagens relacionando à paisagem e ao corpo.

O trabalho também conta com a parceria da artista – também integrante do Grupo VÃO – Patrícia Árabe, colaboração de Roberta Casa Nova e Estela Lapponi na criação da performance e de Rodrigo Melhado na criação das plataformas virtuais que fazem parte do projeto.

O trabalho circulou pelos CEUs Campo Limpo, Inácio Monteiro, Jaçanã, Perus e Parque Bristol, pelas Casas de Cultura do Itaim Paulista e Brasilândia.

Sobre Juliana Melhado

Juliana Melhado, artista independente, integra o Grupo VÃO desde 2009, é formada em dança pela UNICAMP e é especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Atua também como artista no Programa Vocacional, programa de formação artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em CEUs e Casas de Cultura no centro e na periferia da cidade.

FICHA TÉCNICA

Parceira: Patrícia Árabe.
Colaboradoras: Estela Lapponi, Roberta CasaNova e Luiza Folegatti.
Criação Plataforma Virtual “I can feel… [Eu posso sentir…]”: Rodrigo Melhado e Juliana Melhado.
Trilha Sonora: Gustavo Lemos.
Figurino: Juliana Melhado.
Produção administrativa e executiva: Iolanda Sinatra.
Apoio técnico de cenário: Pedro Bacellar e Cauê Gouveia.
Arte gráfica: Rodrigo Munhoz.

Projeto contemplado pelo Edital Proac Primeiras Obras de Dança 2015.

SERVIÇO

Eu Posso Sentir o Seu Poder! [I Can Feel Your Power!]
Juliana Melhado
Ingresso: Grátis
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre

Dias 14 e 15 de dezembro
Quarta e quinta, às 18h
Local: Centro de Referência da Dança – Galeria Formosa
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro – São Paulo/SP

Dia 17 de dezembro
Sábado, às 20h
Local: Casa de Zuleika
Rua Sílvio Sacramento, 121 – São Paulo/SP