Raça Cia de Dança de São Paulo comemora 30 anos no Teatro das Artes

Caminho da Seda - RAÇA

Roseli Rodrigues, ícone da dança paulistana, criou há 30 anos uma companhia calcada na brasilidade dos corpos, na vitalidade emocional e física. Ganhadora de mais de oitenta prêmios em sua curta carreira, Roseli não deixou órfã sua filha mais graciosa, a Raça Cia. de Dança: hoje são seus filhos Renan Rodrigues e Isabella Rodrigues que fazem a direção artística e geral do grupo.

Trinta anos de trabalho ininterrupto da companhia fez crescer um repertório que, além de premiado, é composto por coreografias importantes de profissionais talentosos como Luis Arrieta, Ivonice Satie e Henrique Rodovalho, além de trabalhos da própria Roseli.

É nesse contexto que agora nasce a coreografia Ágape, que compõe o espetáculo em comemoração aos 30 anos da Cia. Na mesma noite serão apresentadas Ágape e Caminho da Seda, duas coreografias que se pautam pela grande qualidade poética, artística e técnica.

O Boticário acredita que a beleza transforma. E que, ao investir na beleza da dança, contribui para o desenvolvimento cultural do país. Dentro deste conceito, a Raça Cia de Dança de São Paulo apresenta Ágape e Caminho da Seda, desta vez, para o público paulistano.

Grupo Raça

Em 1984, Roseli Rodrigues cunhou o nome de sua companhia como Grupo Raça, inspirada na música e na garra traduzida pela música “Raça” de Milton Nascimento. Nos anos 1980, a companhia se firmou no cenário da dança do país como uma das mais importantes no jazz dance. Ao longo dos anos, se transformou numa referência dentro da cena contemporânea brasileira da dança. Mário Nascimento, Ivonice Satie, Luis Arrieta e Henrique Rodovalho são alguns dos coreógrafos que o Cia Raça teve oportunidade de trabalhar em seus mais de 30 anos de trajetória.

A Raça Compamhia de Dança tem viajado e se apresentado em várias cidades do país e fora dele. Realizou turnês pela Itália, nas cidades de Roma, Terni, Salermo, Tagliacosa, Crotone, Enna, Calabicheta, Piazza Armería, e mais outras tantas cidades da Sicília e de Portugal no 39º Festival de Sintra.

Dentre as inúmeras premiações de sua carreira, a Raça Companhia de Dança foi vencedora do Prêmio Teatro de Dança promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com o espetáculo ”Tango Sob Dois Olhares” eleito por voto popular como Melhor Espetáculo do ano.

Participou em 2012 do Circuito Cultural Paulista com a Coreografia “Cartas Brasileiras” e apresentou-se com o Espetáculo “Novos Ventos” na Funarte/SP, Teatro Polytheama em Jundiá e no Projeto “Mover-se” no Teatro Gazeta.

No ano de 2013 apresentou com o renomado “Caminho da Seda” cumprindo temporada na Galeria Olido/SP, Virada Cultural, Clube Paineiras do Morumby em São Paulo, no 7º Litoral em Cena na cidade de Caraguatatuba, e abertura do Festival “O Boticário na Dança”.

“ÁGAPE”
Duração: 45 minutos – Classificação: 12 anos

“Ágape” reúne trechos de importantes coreografias da companhia, premiadas ao longo dos anos, que representam uma trajetória viva, pulsante e transformadora (e transformada). Gerações que nascem para trazer de volta, para o público, trechos de montagens memoráveis como “Cartas Brasileiras”, “De Minh’alma”, “Novos Ventos” e “Tango sob dois Olhares”, que jamais serão esquecidos, pois contem em si o amor pela dança, e o amor é eterno.

“CAMINHO DA SEDA”
Duração: 20 minutos – Classificação – 12 anos

Criada por Roseli Rodrigues em 2001, essa coreografia tem uma linguagem contemporânea assumida pela coreógrafa. A obra foi inspirada na Rota da Seda, elo entre o Ocidente e o Oriente, união entre as nações e as etnias por onde passava, e que além de servir como rota comercial de tecidos, sementes e materiais preciosos, também deu origem à transmissão de conhecimentos, ideias e culturas e foi palco de inúmeras histórias, batalhas e romances.

Os quadros foram minuciosamente preparados e desenvolvidos para retratar a confecção da seda. A coreografia evidência a submissão da mulher da época e amplia a visão para um mundo igualitário entre os sexos. As caravanas da Seda entre Oriente e Ocidente, o deserto com os antigos povos do Saara Africano e a forma de transporte rústico com animais até a descoberta do caminho marítimo pela Índia.

O grande desafio do espetáculo “Caminho da Seda” está na linguagem corporal revolucionária criada por Roseli Rodrigues, com a criação de um estilo próprio, diferenciado e de extremo cuidado com cada etapa da produção.

No espetáculo são usados mais de 400 metros de tecidos, não como cenário, e sim como elemento cenográfico. Foram necessários muitos ensaios para desenvolver uma técnica para a utilização desse material, para que ficasse em harmonia com os movimentos. A receptividade do público e da crítica, mesmo após 13 anos de vida da coreografia, mostra a grandiosidade e modernidade da coreógrafa Roseli Rodrigues e de seus trabalhos.

Ficha Técnica dos espetáculos

Coreografia: Roseli Rodrigues
Trilha Sonora “Caminho da Seda”: Bezalel Aloni, Dead Can Dance, Greg Elis
Trilha Sonora “Ágape”: Jon Faddis, Erik Satie, Bezalei Aloni, Astor Pizzola, Fabio Cardia
Coordenador Geral: Renan Rodrigues
Direção Artística: Isabella Rodrigues
Produtora Executiva: Daniane Peixinho
Figurino: Roseli Rodrigues
Remontagem: Jhean Allex, Natali Camolez, Rony Dias
Ensaiadora: Priscila Ribeiro
Iluminação: Levi Freschi
Elenco: Allan Marcelino, Arthur Duarte, Bruna Galdi, Carlos Veloso, Dayane Morais, Edson Burgos, Graziely Perdiz, Keila Akemi, Jaquelyne Vieira, Juliana Olguin, Thaís Lima, Raul Arcangelo, Walter Monteiro
Elenco Suplente: Amaury Lopes, Andressa Florentino, Beatriz Barros, Giovanna Carimati, Guilherme Augusto, Kiki Milani, Carina Gomes, Carolina Martins.

SERVIÇO

30 anos da Raça Cia. de Dança | “Ágape” e “Caminho da Seda”
Teatro das Artes – Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 –  3º piso – Jardim América – São Paulo – SP
Temporada: 07/05 a 16/07 – Toda quarta-feira ás 21:30
Ingresso: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia (promoção 50% nos sites abaixo)
Sites de desconto: www.sampaingressos.com.br / www.agarre.com 
Informações: (11) 3034-0075
Vendas online:  www.ingresso.com

 

Fonte: Canal Aberto