Programação de Dança de Outubro no SESC Ipiranga

help_foto-cicero-rodrigues

O SESC Ipiranga recebe neste mês de outubro a oficina e o espetáculo Exhibition e o espetáculo HEPL! I need somebody. Abaixo você conhece um pouco mais sobre a oficina e os espetáculos.

OFICINA EXHIBITION

Oficina teórico-prática, realizada paralelamente às apresentações do espetáculo Exhibition, de Cláudia Müller, cujo objetivo é preparar dez a quinze artistas para integrar a apresentação no dia 21/10. Serão abordadas as relações entre a dança contemporânea, a performance, a intervenção e o processo de criação do trabalho. Nesta obra, as relações entre corpo/imagem, obra artística/produto são levadas ao extremo através de um irônico culto: um espetáculo destinado a investigar os mecanismos de produção e validação de um produto artístico. A Arte Conceitual, a Arte Relacional e a Crítica Institucional serão abordadas através de alguns artistas pela influência de suas propostas na dança contemporânea.

Público alvo: estudantes e artistas de dança, teatro e artes visuais, selecionados previamente por currículo (máximo 15 linhas) e carta de motivação. Importante: Os selecionados devem ter disponibilidade para comparecer a todos os dias de oficina e participar de ensaio e apresentação no dia 21/10 (tarde/noite).

Mais informações sobre o trabalho: www.claudiamuller.com/exhibition.htm

Datas:

– 15 e 16/10, das 15h às 18h;
– 18, 19 e 20/10, das 19h às 22h;
– ensaio e apresentação no dia 21/10 (tarde/noite).

Inscrições: Enviar currículo resumido (até 15 linhas) incluindo nome completo, e-mail, telefone e uma pequena carta de motivação, explicitando as razões pelas quais você gostaria de participar da oficina para o e-mail oficinas@ipiranga.sescsp.org.br, até o dia 10/10.

ESPETÁCULO EXHIBITION

Camadas que tendem a permanecer ocultas aparecem e as convenções do sistema artístico são sublinhadas através de elementos de legitimação de um projeto artístico: a exibição em contexto internacional, as críticas em jornais, a entrevista com o crítico, o depoimento do curador, o coquetel, as imagens atraentes, os produtos vinculados ao trabalho , a presença da logomarca dos patrocínios e apoios.

Exhibition desenha uma coreografia de gestos estratégicos e políticos, trazendo para primeiro plano os movimentos de construção, distribuição e agenciamento de uma obra. O projeto problematiza a relação de forças e interesses que constituem o sistema da arte, dando visibilidade aos agentes deste sistema: o artista, o crítico, o curador, os espaços destinados à arte, o público, a mídia.

FICHA TÉCNICA

Concepção e criação: Cláudia Müller
Colaboração: André Masseno e Tuca Pinheiro
Colaboração dramatúrgica: Micheline Torres
Assistência: André Masseno, Ana Paula Emerich e Clarissa Sacchelli
Vídeos e programação visual: Theo Dubeux
Edição de vídeo (2ª fase): Osmar Zampieri
Fotos: Nelson Falcão
Consultoria de marketing: Adriana Godinho e Flavio Cotrim
Técnica: Rogério Salatini
Produção executiva: Carolina Goulart
Assistência de produção: Goitacá Produções
Produção: Cais Produção Cultural
Espetáculo realizado através do Prêmio Montagem Cênica 2011 da Secretaria de Cultura do Estado do RJ

ESPETÁCULO HELP! I NEED SOMEBODY

É um convite para o encontro, trazendo o foco para o coletivo temporário formado quando um número de pessoas configura o chamado público. Uma pessoa no escuro de uma plateia é a primeira imagem que surge quando se pensa, tradicionalmente, no espectador. Quais as implicações de retirar o público do lugar de invisibilidade? HELP! é uma criação povoada, um convite para juntos “perdermos tempo” (no melhor sentido desta expressão) com a produção de uma economia onde tempo não seja sinônimo de utilidade ou dinheiro, mas o entrelaçar de experiências (científicas ou não!).

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Cláudia Müller
Criação: Clarissa Sacchelli e Cláudia Müller
Performance: Clarissa Sacchelli, Cláudia Müller e Juliano Gomes
Preparação vocal e direção sonora: Ana Paula Emerich
Músicos: Jonas Hocherman Corrêa e Denize Rodrigues
Ajudas criativas: Bernardo Fragoso, Filipe dos Santos Barrocas, Juliano Gomes, Leandro de Paula, Miriam Gandelman, Paloma Calle, Theo Dubeux
Projeto de luz: Thierry Brito
Montagem e operação de luz: Calu Zabel
Vídeo e programação visual: Theo Dubeux
Fotos: Cicero Rodrigues
Produção executiva: Carolina Goulart
Assistência de produção: Goitacá Produções
Produção: Cais Produção Cultural
Apoios: Azala e ARTIUM/ Centro-Museo Vasco de Arte Contemporáneo – Programa de residência Abordajes Escénicas, Casa da Glória, Espaço SESC, Gandelman & de Paula – físicos associados
Realização: Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais
Patrocínio: Prêmio Montagem Cênica 2011 da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Petrobras

CLÁUDIA MÜLLER

É artista com projetos desenvolvidos em dança, performance e vídeo. Investiga as poéticas e políticas do encontro, os modos de visibilidade da dança contemporânea e a crítica institucional. Doutoranda e Mestre em Artes pela UERJ (2012) e professora do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

SERVIÇO

Espetáculo Exhibition
Dia 21 de outubro de 2016
Sexta-feira, às 21h
Local: SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo – SP
Ingresso: Gratuito (retirada de ingressos 1h antes do espetáculo)
Classificação: LIVRE
Capacidade: 50 lugares
Duração: 55 minutos

Espetáculo Hepl! I need somebody
Dias 22 e 23 de outubro
Sábado, às 21h e domingo, às 18h
Local: SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo – SP
Ingresso: Gratuito (reservas/ingressos apenas pelo tel (11) 95488-2127 de 17 a 22/10 das 10h às 19h e 23/10 das 10h às 15h.)
Capacidade: 60 lugares
Classificação: Livre.