Prêmio Desterro recebe em sua programação o Fórum de Dança de Santa Catarina, que discute criação de sindicato da categoria

Forum estadual de dança SC_m

O Fórum Estadual de Dança reunirá profissionais da área no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, neste dia 30, às 14h30, para discutir a profissionalização da categoria, a eleição da nova diretoria da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina (Aprodança) e os encaminhamentos para a criação do sindicato regional da classe. O encontro integra a programação do 7° Festival Prêmio Desterro, que inicia no mesmo dia e prossegue até 4 de setembro.

A convocação é dirigida às câmaras setoriais de dança dos municípios e a todos os interessados em conversar sobre a Lei da Dança, os órgãos de representatividade profissional e as políticas públicas de incentivo e fomento a esta arte. Segundo a curadora artística do Prêmio Desterro e coordenadora do Fórum, Bia Mattar, “o tema é recorrente e já foi pautado em edições anteriores, porém, desta vez, é ainda mais pertinente diante das dificuldades de produção e sustentabilidade das atividades artísticas”.

Para assessorar e orientar as decisões do coletivo, duas convidadas darão consultoria sobre questões jurídicas relativas à criação do Sindicato de Dança de Santa Catarina: Elisabete Spinelli, diretora-secretária do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ), e Denise Acquarone, ex-vice-presidente e atual conselheira honorária do SPDRJ. Ambas atuam no Fórum Permanente de Dança do Estado do Rio de Janeiro e na Frente Nacional da Dança.

Bia, que representa Santa Catarina no Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), compartilhará a mesa de discussões com Agna Muller, presidente da Aprodança, e Deivison Garcia, membro do Conselho Estadual de Cultura.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na hora do encontro.