O Último Dançarino de Mao

Filmes de superação através da dança sempre me emocionam (e muito), me fazem chorar litros, e me fazem parar e pensar sobre a minha vida como bailarino.

Antes de assistir ao filme O Último Dançarino de Mao, eu já havia lido o livro que deu origem ao mesmo – Adeus, China – O Último Bailarino de Mao -, e já com o livro fiquei bastante emocionado, pois conta a história de como uma criança sai da pobreza mais cruel e chega ao topo do mundo apenas com sua dança.

O filme retrata muito bem a história do livro, e é forte tanto quanto. Ver o crescimento do Li Cunxin e as superações por que passa para chegar a se tornar um grande bailarino te faz vibrar e torcer por ele a todo momento.

É um filme imperdível, de superação, de amor pela família, de não esquecer nunca as suas origens e de lutar pelo o que se quer.

Sinopse

Baseado na autobiografia de Li Cunxin, Adeus, China – O Último Bailarino de Mao, este drama narra a dura vida de um jovem chinês que desde sua infância lutou por sua paixão pela dança. Quando ele tem a chance de fazer parte da academia da Madame Mao e consegue uma bolsa para estudar balé nos EUA, Cunxin se apaixona pela cultura ocidental e isso muda radicalmente sua vida.

Curiosidade

  • Dois parentes de Chi Cao, protagonista do filme, foram professores do verdadeiro Li Cunxin na Academia de Dança de Pequim;
  • Foi o próprio Li Cunxin quem escolheu Chi Cao para interpretá-lo na fase adulta;
  • Apenas estreou no circuito comercial brasileiro em 9 de dezembro de 2011, mais de dois anos após seu lançamento original.

Trailer

Trailer Legendado


Filme Completo Dublado


Onde comprar

Este é um outro filme bem difícil de achar nas livrarias mais convencionais, está sempre esgotado. Uma opção é o Mercado Livre, onde é possível encontrá-lo por preço que varia de R$ 14,00 (usado) até R$ 60,00 (novo). Ou assistir no YouTube (vídeo acima).

Serviço

O Último Dançarino de Mao
Título original: Mao’s Last Dancer
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Chi Cao, Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan, Suzy Steen, Joan Chen, Amanda Schull.
Ano de Lançamento: 2009
Tempo de Duração: 117 minutos
Nacionalidade: China
Classificação indicativa: 10 anos