O Significado de Dançar

A mim foi dada uma tarefa muito especial: falar sobre hoje, o Dia Internacional da Dança. A data foi escolhida por lembrar o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre (um grande mestre do ballet francês) e instituída pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO em 1982. Mas mais importante do que isso, é o significado que essa arte tem para quem a pratica.

Dia internacional da danca 2016

Esse fato me remete a uma saga de livros que li recentemente e que tem como tema a mitologia grega. Em um dos volumes, os personagens centrais conhecem Apolo, o deus do Sol, da cura, da profecia e das artes em geral. Em dado momento da história, o protagonista, que busca a solução para uma profecia feita pelo Oráculo de Delfos, pergunta a Apolo se ele não pode dizer osignificado, já que ele é o criador de tal instrumento. Sua resposta é simplesmente surpreendente:

“Você pode da mesma forma pedir a um artista para explicar a sua arte, ou pedir a um poeta para explicar o seu poema. Isso acaba com o propósito. O significado somente fica claro através da busca”.
Rick Riordan, Percy Jackson e a Maldição do Titã

Por isso, não importa qual seja a modalidade: para entender o que a dança significa é preciso senti-la! Se deixar levar pela música e pelos movimentos para chegar a sua mais pura essência. Só assim você encontrará a resposta…

Cada bailarino tem uma razão para dançar, você já sabe qual é a sua?
Então, siga o conselho de Pina Bausch: “Dance, dance, senão estaremos perdidos”.

 

Deixe uma resposta