Núcleo Tríade apresenta Movimento#2 – [Flux] Cartocoreografia de Fluxos em unidades do SESC

Com trabalho artístico que transita entre a dança, performance, instalação e intervenção urbano, o coletivo paulista Núcleo Tríade – representante das cena contemporânea apresenta Movimento#2 – [Flux] Cartocoreografia de Fluxos no dia 3 de dezembro, domingo, a partir das 13h30, no Sesc Parque Dom Pedro II e dia 16 de dezembro no Sesc Itaquera, a partir das 13h. A performance pode ser vista no sábado, em flashes, entre 13 e 17 horas, ao ar livre, na Praça de Eventos do Sesc Itaquera, de graça.

Na ação, os participantes mapeiam fluxos dos transeuntes. Em duplas, seguem as pessoas, demarcando movimentos e situações com fita crepe, desenhando linhas no chão. Perguntam nome, origem, destino e escrevem no final da trajetória. Segue-se cada pessoa até o rolo de fita-crepe acabar.

São observadas e registradas ações cotidianas e corriqueiras – como o sentar e esperar, falar ao telefone, engraxar, vender, comprar, conversar, ler, entre outras -, que ganham outros contornos, delineados em fita adesiva, nome ou legenda. A atividade faz parte do projeto Dança: Escrita do Corpo, série de apresentações de dança com foco no trabalho e processo criativo de coreógrafos da cena atual. A proposta é discutir a construção, a ocupação e o modo de vida na cidade.

Sobre o Núcleo Tríade

Desenvolve pesquisa em dança, performance e arte urbana. Já foi reconhecido por prêmios e fomentos do país: Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (10a e 17a edições), Prêmio Funarte Klauss Vianna, ProAC de Pesquisa em Artes Cênica, ProAC de Formação e Difusão Cultural e edital de Ocupação da Caixa Cultural.

Como grupo convidado, participou do Semanas de Dança do CCSP, da Bienal Sesc de Dança 2013, da 7a edição do projeto performáticos_inquietos_radicais (Sesc Belenzinho, SP) do Circuito Cultural Paulista (SP/BR) e da 6a edição do evento “Modos de Existir” (Sesc Santo Amaro, SP). Integra o acervo

A pesquisa do grupo aborda a relação corpo-espaço – entendida como processo histórico e espaço social. O grupo explica que “produz dança pela borda, a zona de tensão liminar, a fronteira. Desenvolvemos estratégias coreográficas e jogos performáticos que abordam e discutem temas que nos parecem urgentes no/do espaço urbano. Criamos para os outros participarem, dançarem, performarem… É o olhar coreográfico que lê a cidade, a dança entre ricos e pobres, os desenhos inventados pelas forças em tensão no espaço urbano e que propõe e cria desenhos de forças – coreografias no espaço público.

Crédito da imagem: Divulgação

Serviço

Dança: Escrita do Corpo | Performance – Movimento #2 [Flux] Cartocoreografia de fluxos
Núcleo Tríade
Dias 03 e 16 de dezembro de 2017
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre

Programação

03 de dezembro
Domingo, das 13h30 às 17h30
Local: Sesc Parque Dom Pedo II
Praça São Vito, s/nº – Brás – São Paulo/SP
Informações: (11) 3311-9651

16 de dezembro
Sábado, das 13 às 17 horas
Local: Sesc Itaquera – Na Praça de Eventos
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – São Paulo/SP
Informações: (11) 2523 9200
Estacionamento: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 24 (demais frequentadores)

Deixe uma resposta