Núcleo Tentáculo apresenta A Mochileira do Espaço

Crédito da foto: Arthur Wolkovier

A Mochileira do Espaço, novo trabalho infanto-juvenil do Núcleo Tentáculo, com coreografia e direção de Liliane de Grammont e roteiro e trilha sonora do músico e maestro Ed Côrtes, surgiu com a ideia de tratar de temas cada vez mais urgentes em nosso tempo: consumo consciente, reuso de materiais e bullying dentro das escolas. Para colocar esses assuntos em cena de forma lúdica e cativante para crianças e adolescentes, o espetáculo une teatro e dança e tem a participação especial do ator João Côrtes, além de um elenco de oito bailarinos.

Aprovado pelo PROAC e com patrocínio da NEXTEL, a estreia acontece em outubro, na Funarte – Sala Renée Gumiel (dias 19 e 20, sábado e domingo, às 16h), e no Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (dias 26 e 27, sábado, 16h, e domingo, 15h). A entrada é gratuita.

“A Mochileira do Espaço é um projeto dividido em dois momentos: um pedagógico, dentro de escolas públicas do estado de São Paulo, através da capacitação de professores; e um artístico, que tem como ponto final o espetáculo de dança teatro. Os dois processos englobam temas contemporâneos: o reuso de materiais descartados, a relação da criança com a ressignificação de objetos por meio do brincar, o estímulo à criatividade e a autonomia na construção do conhecimento, e o bullying dentro das escolas”, afirma a coreógrafa Liliane de Grammont.

A trama conta a história de Didi, um menino que gosta de transformar materiais descartados em “Objetos fantásticos”, dando novas utilidades e significados para o que ia para o lixo. Essa imaginação é um refúgio de Didi do mundo externo, onde nem sempre é bem-vindo entre seus colegas de escola. Quando ele menos espera, é justamente sua criatividade que o aproxima da “Mochileira do Espaço”, uma alienígena “descolada”, que viaja pela galáxia procurando harmonia com a natureza e seres especiais.

O servente da escola Ari, o professor Salomão, a Dona Odete e o professor Clovis, todos  vividos pelo ator João Côrtes, contracenam com Didi e o elenco ao longo do espetáculo para mostrar que é possível um mundo mais criativo, com menos lixo e principalmente com mais harmonia entre as pessoas. “Nós procuramos criar um trabalho ágil, em que a história do personagem, seus desafios e conquistas, sensibilize o público em relação ao problema do bullying dentro das escolas, além do alerta indispensável sobre a questão do lixo no nosso planeta”, diz Liliane.

O Projeto

A Mochileira do Espaço nasceu com a ideia de atuar além do palco, aproximando o público e dividindo com crianças e professores a possibilidade de tornar o reuso em algo divertido e instigante no seu cotidiano.

O projeto acontece em duas etapas, a fase sustentabilidade e a fase bullying.

A primeira é realizada um mês antes da apresentação do espetáculo dentro de escolas públicas e instituições parceiras. Convidamos professores do ensino infantil e fundamental a aplicar o conteúdo da “Apostila de reuso: Construindo com Didi”. Essa etapa visa capacitar professores, já que a apostila indica o planejamento para o trabalho de reutilizar o lixo dentro da escola, transformando esse material em arte e também transforma os alunos em “coautores” dos objetos de cena do espetáculo. As crianças criam, por meio das dinâmicas propostas na apostila, “objetos fantásticos” feitos de sucata, que na ficção são as produções de Didi. A ideia é que este mecanismo proporcione a sensibilização e a identificação da criança com o personagem.

A segunda etapa é a apresentação do espetáculo A Mochileira do Espaço, criado e dirigido pela coreógrafa Liliane de Grammont, com roteiro e direção musical do maestro Ed Côrtes, e participação especial do ator João Côrtes. O foco central da peça é trabalhar a prevenção do bullying dentro do ambiente escolar, sensibilizando crianças, professores e pais, estimulando o pensamento crítico sobre o tema.

Núcleo Tentáculo

A história do Núcleo Tentáculo começa em 2010, do encontro entre a bailarina e coreógrafa Liliane de Grammont e o maestro e compositor Ed Côrtes, no Balé da Cidade de São Paulo. Liliane era bailarina da casa e participou de um workshop de criação ao lado de outros colegas de elenco, que deu origem ao espetáculo Crônicas do Tempo; Côrtes, convidado pela direção da companhia, foi o responsável pela trilha sonora desse trabalho.

A pesquisa desenvolvida pela dupla já colocou em cena dez trabalhos de dança contemporânea em conjunto, para diferentes companhias do Brasil. Em 2015, o Núcleo passou a ter uma sede própria, em São Paulo, no prédio que abriga a Escola Tentáculo Dança e a produtora de música Tentáculo Áudio. Hoje ainda conta com mais um espaço, a Sala Cênica Lá em Casa.

O Núcleo desenvolve pesquisa em dança aliada à música, combinando dramaturgias a temas sonoros. Sustentabilidade, inclusão, perspectiva psicanalítica na abordagem dos temas, são centrais na condução dos espetáculos criados pela dupla: Onírico (2014), Voyeur (2013), O Mundo de Tludi I e II (2017 e 2018), Tranças de Teresa (2018) e A Mochileira do Espaço (2019).

Ficha Técnica

Direção geral e coreografia: Liliane de Grammont
Roteiro e Trilha Sonora: Ed Côrtes
Participação especial elenco: João Côrtes
Elenco Núcleo Tentáculo: Alencar Reinhold, Guilherme Rufato, Lucas Oliva, Márcio Vitorino, Marília Curtolo, Rebeca Tadiello e Vinicius Cosant
Bailarinas estagiárias: Ana Beatriz Garcia e Fabiana Faccio
Assistente de direção: Vivian Navega
Design: Estúdio Guayabo
Cenografia: Ivie Zappelline
Assistente de cenografia e adereços: Fátima Lima
Figurinos: Bruna Fernandes e Juliana Andrade
Figurino sustentável: Instituto de moda sustentável Ecotece
Iluminação: Raquel Balekian
Técnico de som: Guilherme Amaral
Produção audiovisual: Gabriel Côrtes
Fotos: Arthur Wolkovier
Assessoria Financeira: Lúcio Bataglia
Auxiliar administrativo: Fernando Gdikian
Contabilidade: Carlos Clivati
Elaboração de projeto: Luísa Paiva
Captação: José Salles
Produção: Carolina Amares e Jéssica Botossi

Cartilha didática

Ideia, argumento e execução: Liliane de Grammont
Consultoria pedagógica: Melina Sanches
Proposta de atividades: Gustavo Saulle
Revisão: Ana Carolina Paes de Barros e Carmem de Grammont
Vídeos: Gabriel Côrtes e Sthéphanie Mascara

Serviço

A Mochileira do Espaço
Núcleo Tentáculo
Dias 19 e 20 de outubro de 2019
Sábado e domingo, às 16h
Local: FUNARTE – Sala Renée Gumiel
Rua Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3662-5177
Duração: 50 minutos
Recomendação: livre

Dia 26 e 27 de outubro de 2019
Sábado, às 16, e domingo, às 15h
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 4003-1212
Duração: 50 minutos
Recomendação: Livre

 

Deixe uma resposta