Núcleo Luz comemora seus dez anos com espetáculo na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Em comemoração aos dez anos do Núcleo Luz, o grupo irá apresentar o espetáculo de dança “Intervenção Luz – Fragmentos” na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, nos dias 9 e 10 de dezembro, respectivamente às 20h30 e às 19h30. A proposta da apresentação, que é gratuita, é ocupar e percorrer as dependências da Oswald, criando proximidade entre cena e público, bem diferente do que acontece em uma sala convencional de espetáculos.

Com um formato inovador, a apresentação terá cenas de três espetáculos produzidos pelo projeto.

A apresentação, que tem patrocínio da ViaQuatro e Prodesp via Lei de Incentivo à Cultura, reproduzirá cenas de três espetáculos de dança: “Heurói”, “O Lago de Nós” e “Okinosmóv – Um ballet nada russo”, que fazem parte do repertório do Núcleo Luz produzidos nesses dez anos. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

O Núcleo Luz nasceu em 2007, com a finalidade de oferecer aos jovens de baixa renda, entre 14 e 24 anos, a oportunidade de experimentar a dança de forma mais aprofundada. Os aprendizes têm aulas de balé, capoeira, dança contemporânea e dança afro, além de atividades socioculturais e processos criativos, que integram outras linguagens artísticas. Mais de 380 jovens já passaram pelo projeto e sete espetáculos foram desenvolvidos e apresentados para mais de 37 mil espectadores. O projeto artístico-pedagógico é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

A iniciativa faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. Para Lígia Frugis, supervisora de Articulação Sociocultural, “o impacto do projeto na vida dos aprendizes vai muito além do visível: formas de pensar, de agir e se relacionar sofrem transformações. Isso significa que políticas públicas voltadas às necessidades de jovens, com ações integradas e que contam com um olhar sensível e cuidadoso são possíveis. Venham comemorar com a gente os dez anos de existência do Núcleo Luz”.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Crédito da foto: Gasbox Studio | Cena de O Lago de Nós

Serviço

Intervenção Luz – Fragmentos
Núcleo Luz
Dias 09 e 10 de dezembro de 2017
Sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Informações: (11) 3221-4704

Deixe uma resposta