Núcleo Luz apresenta espetáculo inspirado no artista plástico Kandinsky

Cada pincelada de Wassily Kandinsky (1866-1944) reverbera música. Ele pintava sons e expressava emoções em uma miscelânea de cores. O artista plástico russo, precursor do expressionismo, serviu de inspiração para o estudo coreográfico Espaços do Ser, do Núcleo Luz, parte do programa Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Poiesis. As apresentações do espetáculo acontecem 14 e 15 de abril – sábado, 18h00 e domingo, 11h00 – na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Projeto de dança para jovens de baixa renda apresenta gratuitamente coreografia baseada em um dos maiores artistas do século XX

Além do estímulo nas obras de Kandinsky, o trabalho desenvolve-se a partir de reflexões sobre a individualidade, o contorno e a interferência externa, com orientação artística de Chris Belluomini. O espetáculo tem como intérpretes-criadores os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do projeto artístico-pedagógico Núcleo Luz.

Sobre o Núcleo Luz

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico que oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de experimentar a dança de forma mais aprofundada. Os aprendizes de 14 a 24 anos vivenciam, além das aulas de corpo – balé, dança contemporânea, danças africanas, capoeira, entre outras –, atividades socioculturais e processos criativos, em interface com outras linguagens artísticas. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

Sobre a POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Ficha técnica

Intérpretes-Criadores: aprendizes do Ciclo II do Núcleo Luz
Orientação Artística, Cenário e Figurino: Chris Belluomini
Música Original: Carlos Ranoya
Desenho de Luz: Miló Martins

Crédito da foto: Renata Thomé

Serviço

Espaços do Ser
Núcleo Luz
Dias 14 e 15 de abril de 2018
Sábado, às 18h e domingo, às 11h.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
(Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo – sujeito à lotação. 50 lugares.)
Classificação: livre.
Informações: (11) 3221-4704

Sigam-me

Tarcísio Cunha

Idealizador, criador e diretor geral do site Agenda de Dança. É formado em Comunicação Digital, pela UNIP, e em Ballet Clássico, pela ReveranCCe Núcleo de Dança. Atualmente é integrante do grupo que representa a escola ReveranCCe Núcleo de Dança. Atua como professor de ballet clássico na ReveranCCe e Prefeitura Municipal de Osasco.
Sigam-me

Deixe uma resposta