Nederlands Dans Theater 2 é a quarta atração da Temporada de Dança do Teatro Alfa

A companhia holandesa Nederlands Dans Theater 2, uma das maiores referências da dança contemporânea no mundo, se apresenta nos dias 29 de setembro, sexta, às 21h30; 30 de setembro, sábado, às 20 horas e dia 1 de outubro, domingo, às 18 horas pela temporada de dança do Teatro Alfa. As coreografias preparadas para a noite são I New Then, Sad Case e Cacti. Além de São Paulo, a companhia também se apresenta dias 3 e 4 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (o repertório inclui I New Then, Mutual Comfort, Midnight Raga e Sad Case) e em Belo Horizonte, onde encerra a turnês brasileira no SESC Palladium (dia 7 de outubro), com as coreografias I New Then, Sad Case e Cacti.

Com quase 60 anos de história, o Nederlands Dans Theater 2 é uma companhia que, partindo dos princípios da dança moderna americana, criou um estilo único, investindo, paralelamente às suas criações coreográficas, em disciplinas diversas, tais como as artes visuais, a composição musical, as técnicas de iluminação e encenações inovadoras. Jirí Kylián foi diretor artístico da companhia e coreógrafo residente por quase 30 anos.

Hoje, sob a direção artística de Paul Lightfoot, o Nederlands Dans Theater 2 é uma das companhias de dança mais requisitadas do mundo, reunindo jovens e excepcionais talentos. O treinamento exaustivo de seus bailarinos e a criatividade de seu diretor artístico – junto à colaboração da assessora artística Sol Léon – resultam em espetáculos que se destacam pelo cuidado nos mínimos detalhes, mas que nem por isso perdem em encanto e espontaneidade.

As apresentações do Nederlands Dans Theater 2 em São Paulo e no Rio de Janeiro têm o patrocínio da Accenture e do IRB Brasil RE, ressegurador líder no país, que tem entre os seus pilares promover e incentivar o acesso à cultura e apoiar a arte como fomento de desenvolvimento e inclusão social.

Sobre a companhia e os coreógrafos

A cia. holandesa tem sede em Haia. Apresenta-se anualmente para um público internacional de 115 mil pessoas na Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália. Desde sua fundação, em 1959, essa companhia pioneira, caracterizada pela criatividade, construiu um rico repertório com cerca de 600 balés, assinados por mestres da coreografia como Jiří Kylián e Hans van Manen, por famosos coreógrafos da casa Sol León e Paul Lightfoot, pelos coreógrafos associados Crystal Pite e Marco Goecke, e também por convidados altamente competentes como Johan Inger, Medhi Walerski, Alexander Ekman, Gabriela Carrizo, Franck Chartier, Hofesh Shechter, Edward Clug, e Sharon Eyal & Gai Behar.

Em 1978, o NDT fundou uma segunda divisão para “abastecer” a companhia principal com jovens talentos. Em três anos, o NDT 2 preparou dezesseis bailarinos com formação clássica oriundos de todo o mundo, para o NDT 1. Enquanto a primeira companhia oferece aos bailarinos a chance de desenvolver ainda mais sua personalidade artística, a segunda companhia, NDT 2, oferece um repertório variado, baseado tanto em obras de grandes coreógrafos, quanto de artistas ascendentes como Jiří Pokorný, Edward Clug, Imre van Opstal e Marne van Opstal.

Um dos objetivos do NDT 2 é familiarizar os bailarinos com um léxico de linguagens de dança. O fato de trabalhar com novos coreógrafos fornece aos bailarinos a oportunidade de aprender a reagir rapidamente a diferentes linguagens coreográficas, técnicas e métodos de trabalho.

Tudo isto se torna uma rotina diária em sua base em Haia, em ambientes concebidos como centros de criação, avançando constantemente e trazendo uma nova energia à dança contemporânea, tanto na Holanda quanto no exterior.

O inglês Paul Lightfoot estudou na Royal Ballet School em Londres. Juntou-se ao NDT 2 e transferiu-se para o NDT 1 dois anos depois, lá ficando até 2008. Lightfoot começou a coreografar ainda atuando como bailarino e, juntamente com Sol León, criou muitas peças para o NDT. Tornou-se diretor artístico da NDT em 2011.

A espanhola Sol León integrou-se ao NDT 2 após sua formatura na National Ballet Academy de Madri em 1987. Dois anos depois, juntou-se ao NDT 1 e dançou obras-primas de Jiří Kylián, Hans van Manen, Mats Ek e Ohad Naharin. Ela continuou a dançar até 2003, quando decidiu se dedicar integralmente à coreografia. Sol se tornou assessora artística da NDT em 2012.

Sol León e Paul Lightfoot começaram a criar em dupla para o NDT há mais de 26 anos. Juntos ganharam prêmios prestigiosos como os “Benois de la Danse” e o “Herald Archangel”. São coreógrafos residentes do NDT desde 2002 e, juntos, criaram mais de cinquenta balés.

As coreografias

I New Then

Duração: 28 minutos
Coreografia: Johan Inger
Música: Van Morrison: Madame George, The Way Young Lovers Do, Sweet Things, I’ll Be Your Lover Too, Crazy Love

Johan Inger leva quatro garotas e cinco rapazes a grandes alturas em músicas de Van Morrison. Não é um grupo em uníssono; brotam indivíduos que se rebelam contra ele, balançando os quadris, caindo uns entre os outros e abrigando-se numa floresta de aço. O trabalho de Inger é bem humorado, fresco e otimista, alternando entre o cômico e teatral e o vulgar e orgânico.

Mutual Comfort

Duração: 13 minutos
Coreografia: Edward Clug
Música: Milko Lazar – PErpeTuumOVIA
Gravação: Het Balletorkest.
Piano 1: Patricia de la Vega
Piano 2: Jeroen Bal
Violoncelo 1: Larissa Groeneveld
Violoncelo 2: Evelien Prakke

Mutual Comfort é detalhado e bem definido. Sua característica mais notável tende a ser distorcida quando os corpos se movem e se agitam, com tamanha força e frequência, que podem ser interpretados como pontuação e como reconhecimento da batida. Enquanto coreógrafo, Clug está interessado em colocar em relevo a experiência individual do bailarino, mantendo-a fresca em sua abordagem. Agindo assim, seu trabalho tende a enfatizar uma experiência pessoal que decorre do processo de criação conduzido pelo enfoque de contradições humanas, criando surpreendentes momentos de beleza e ironia espontânea.

Sad Case

Duração: 22 minutos
Coreografia: Sol León e Paul Lightfoot
Música:
Perez Prado: Mambo Nº 8
Perez Prado: Muchachita
Alberto Dominguez: Frenesi
Ernesto Lecuona: Always in my heart
Perez Prado: Caballo Negro
Ray Barretto: Watusi
Trio Los Panchos: Perfidia
Augustín Lara: Maria Bonita

Sad Case foi criado em 1998, quando Sol León estava grávida de sete meses de sua filha. Situa-se como um dos principais pilares da obra conjunta com Lightfoot. Movimentos surpreendentes e fortes, calcados no mambo mexicano, mostram uma busca contínua da tensão entre momentos satíricos e clássicos.

Cacti

Duração: 27 minutos
Coreografia: Alexander Ekman
Música:
Joseph Haydn: Sonata Nº V “Sitio” Suíte Die sieben letzten Worte unseres Erlösers am Kreuze, Hoboken XX, 1B;
Ludwig van Beethoven: Quarteto para cordas Nº 9 em Dó, op. 59, trecho do Andante con moto quasi allegretto;
Sinfonia em Ré menor “A Morte e a Donzela” IV: Presto – Franz Schubert, arranjado e adaptado para orquestra por Andy Stein;
Joseph Haydn: Allegro do Quarteto para cordas Nº 6, op. 9 em Lá maior

Alexander Ekman denomina-se um “rythm freak”, já que uma de suas marcas é projetar paisagens sonoras contemporâneas. Nesta coreografia, ele usou unicamente música clássica, a partir de um novo arranjo de A Morte e a Donzela de Schubert, criado em conjunto com a Holland Symphonia. Mais ainda: os bailarinos se tornam instrumentos para a orquestra. Ekman lançou mão de todos os bailarinos desafiando o público a refletir sobre o modo como a arte é percebida.

Midnight Raga

Duração: 10 minutos
Coreografia: Marco Goecke
Música:
Ravi Shankar: Raga Puriya-Dhanashri. Gat in Sawarital e Raga Manj Khamaj
Etta James: I’d rather go blind

Goecke combina um profundo azul de meia-noite com sua peça Midnight Raga, cujo título remete à música clássica indiana. O raga tem uma estrutura melódica básica que, muitas vezes, se adapta emocionalmente a uma determinada hora do dia. Geralmente, Goecke não começa uma peça com música. Mas aqui é diferente: a música indiana de Ravi Shankar é o ponto de partida. Apesar da inspiração indiana — também refletida nas pesadas sedas azuis dos figurinos —, uma coisa é inconfundível desde o início: a linguagem nervosa do movimento de Goecke, feita sob medida para os dois bailarinos Guido e Alex, e que eles interiorizam em cada fibra de seus corpos. – Nadja Kadel

Crédito da foto: Rahi Rezvani

Serviço

São Paulo

I New Then | Cacti | Sad Case
Nederlands Dans Theater 2
Dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2017
Sexta, às 21h30, sábado, às 20h, domingo, às 18h
Local: Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Ingressos: de R$ 25 a R$ 200,00
Descontos:
Site Dell’Arte: 30%
– Estudantes: 50%
– Maiores de 60 anos: 50%
Vendas on-line: Ingresso Rápido
Informações: (11) 5693-4000
Classificação: Livre

Rio de Janeiro

I New Then | Mutual Comfort | Midnight Raga | Sad Case
Nederlands Dans Theater 2
Dias 03 e 04 de outubro de 2017
Terça e quarta, às 20h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 50,00 a R$ 250,00
Descontos:
– Clube de Assinantes O Globo: 30%
Site Dell’Arte: 30%
– Windsor Cultural: 30%
– Estudantes: 50%
– Maiores de 60 anos: 50%
Vendas on-line: Ingresso Rápido
Classificação: Livre

Belo Horizonte

I New Then | Cacti | Sad Case
Nederlands Dans Theater 2
Dia 07 de outubro de 2017
Sábado, às 21h
Local: Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420 – Centro, Belo Horizonte/MG
Ingressos: R$ 20,00 a R$ 150,00
Descontos
Site Dell’Arte: 30%
– Estudantes: 50%
– Maiores de 60 anos: 50%
– Comerciários SESC: 60%
Vendas on-line: Ingresso Rápido
Classificação: Livre

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