Mikhail Baryshnikov volta ao Brasil com a peça The Old Woman – A Velha.

A Velha

“Uma velha senhora está sentada na varanda, segurando um relógio de parede em suas mãos. Eu passo por ela, paro e pergunto: ‘Que horas são?’. A velha diz: ‘Olhe você’. Eu olho e vejo que o relógio não tem ponteiros. ‘Não tem ponteiros’, eu digo. A velha olha para o relógio e me diz, ‘são quinze para as três’”.

Criada por Robert Wilson em colaboração com seus intérpretes, Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe, The Old Woman (A Velha) é uma adaptação da obra homônima do autor russo Daniil Kharms e estreou na Inglaterra em 2013. Uma novela obscura, brilhante e sutilmente política, escrita em 1939. Carregando traços de Beckett e Ionesco em sua narrativa, a peça acompanha a história de um escritor em dificuldades que não consegue alcançar a paz consigo mesmo e é assombrado pela figura de uma velha mulher.

Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe dão vida a seus personagens na encenação de Robert Wilson, caracterizados como uma dupla de palhaços, altamente estilizados, revelando o patetismo presente em cada um de seus bizarros encontros. Numa série de tableaux vivants costurados por números de um excêntrico vaudeville, o cenário e iluminação de Robert Wilson, com móveis que flutuam no palco e monolitos de luz branca, fazem um rigoroso contraponto às figuras construídas por Baryshnikhov e Dafoe.

FICHA TÉCNICA:

Direção, cenário, conceito de luz: Robert Wilson.
Autor: Daniil Kharms adaptado por Darryl Pinckney.
Figurinos: Jacques Reynaud.
Colaboração em cenário: Annick Lavalle-Benny.
Iluminação: A.J. Weissbard.
Supervisor musical: Hal Willner.
Desenho de som: Marco Olivieri.

SERVIÇO

The Old Woman – A Velha
De 24 de julho até 03 de agosto de 2014
Quarta a sexta-feira, às 21h, sábados, às 16h e às 21h, Domingos, às 18h
SESC Pinheiros – Teatro Paulo Autran
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05424-150
Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 60,00
Informações: (11) 3095-9400
Duração: 90 minutos

Fonte: SESC