Lançado o primeiro trailer de YULI, filme que contará a vida do bailarino Carlos Acosta

A vida do primeiro bailarino negro a chegar a posição mais alta de umas das mais conceituadas companhias de ballet do mundo será contada nos cinemas e já tem o primeiro trailer liberado. O filme segue Carlos Acosta – apelidado Yuli por seu pai – pelas nas ruas de sua terra natal, Cuba, através de seu tempo na Escola Nacional de Dança do país, até se apresentar no prestigioso Royal Ballet de Londres.

Embora o eixo central esteja focado no relacionamento de Carlos com o pai, o filme trata das raízes, da dança e do vínculo do artista com Cuba. É um filme sobre o sacrifício que envolve dedicar toda a vida à arte.

O papel principal é desempenhado por Edilson Manuel Olbera Núñez quando menino e por Keyvin Martínez quando jovem. O próprio Carlos Acosta interpretará parte da história com a destacada atriz cubana Laura de la Uz.

O filme é dirigido pelo ator e cineasta espanhol Icíar Bollaín. A co-produção Espanha-Cuba-Alemanha-Reino Unido foi escrita por Paul Laverty e foi produzida pela BBC Films, pela Potboiler Productions, pela Morena Films e pela Match Factory Productions. Alberto Iglesias compõe a trilha sonora enquanto Álex Catalán dirige a fotografia.

“Quando Paul propôs-me para fazer uma história sobre o dançarino cubano Carlos Acosta, Yuli , eu não duvidei disso. Sua autobiografia, “No Way Home”, no qual o filme é baseado, é a história fascinante de um mulato, bandido e menino de rua, que contra todas as probabilidades e até mesmo contra a sua vontade no início, termina -se de ser um dos maiores bailarinos do mundo.”
Iciar Bollain, Diretor

Sinopse

Yuli é o apelido de Carlos Acosta. Seu pai Pedro começou a chamá-lo assim porque ele é considerado o filho de Ogun, um deus Africano, um lutador. No entanto, desde a infância, ele sempre fugiu de qualquer tipo de disciplina e educação. As ruas de Havana são pobres e abandonados de salas de aula particular. Em vez disso, seu pai não pensa assim, quando sabe que seu filho tem um talento natural para a dança o força a participar da Escola Nacional de Cuba. Apesar de suas faltas repetidas e indisciplina inicial, Yuli acaba sendo cativado pelo mundo da dança, e assim de pequeno começa a construir sua lenda, tornando-se o primeiro bailarino negro que conseguiu interpretar alguns dos papéis mais famosos no ballet, originalmente escrito para os brancos, empresas como o Houston Ballet e Ballet Real de Londres.

YULI, estréia nos cinemas da Espanha em 14 de dezembro. Confira o trailer abaixo:


Fonte: OnCuba

Deixe uma resposta