Inscrições para o Programa Formação em Artes Cênicas tem vagas gratuitas

Crédito da foto: Eltanin Alighiere

O Programa de Formação em Artes Cênicas abre 1200 vagas em Fortaleza, Russas e Sobral para cursos de aprofundamento teórico e prático, com 23 professores criadores do Brasil e de países como Argentina, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela. Iniciado em fevereiro, o projeto acontece até abril. As aulas são para atores, bailarinos, músicos, circenses, dramaturgos, iluminadores e sonoplastas, todos ligados à arte e à técnica de cena. Em Fortaleza os cursos iniciam no próximo dia 16 de março. As pré-inscrições gratuitas são realizadas pelo site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult: www.secult.ce.gov.br.

A diretora do Programa de Formação, Rejane Reinaldo, diz que o objetivo é movimentar artistas e profissionais com experiências e imersões cênicas de forma descentralizada. “Precisávamos de uma formação avançada em cidades do interior do nosso Estado, onde ainda não temos programas de pós-graduações em artes. Será um momento de troca, intercâmbio técnico, estético, poético, pedagógico, didático e afeto entre criadores”, ressalta.

O intercâmbio de saberes e a diversidade na abordagem das Artes Cênicas permitiram o encontro de teatro, dança, música, circo, ópera e tecnologias da cena no cronograma das aulas. São 13 cursos, quatro residências criativas e quatro experimentos cênicos. A ideia é de criação como pensamento e pensamento como ato criativo. Além dos países citados e de professores cearenses, teremos criadores do Acre, da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Os temas dos cursos abordam treinamento de mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, teatro de boneco em suas várias técnicas de manipulação e a cena contemporânea. Além disso, serão abordadas tecnologias de cena, como iluminação, cenários, figurino, maquiagem e sonoplastia. A certificação em Artes Cênicas será conferida a quem obtiver 75% de presença na atividade.

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Também tem recursos garantidos por meio de uma Emenda Parlamentar de 2013 do então Senador da República, o cearense Inácio Arruda.

Em Fortaleza

A capital cearense recebeu em fevereiro os dois primeiros módulos do programa. O curso “O ator no processo criativo teatral” foi ministrado pela Doutora em Artes Cênicas (UFBA/França) Hebe Alves e o curso “Dramaturgia em processos criativos” aconteceu sob orientação da Professora Doutora Cleise Mendes, da Escola de Teatro da UFBA. Para o mês de março, o Programa de Formação em Artes Cênicas realizará dois cursos, dois experimentos cênicos e duas residências criativa em Fortaleza.

A Residência Criativa Cuerpo Imaginante, Cuerpo Sonoro, será com Diana Penalver, atriz, diretora e investigadora musical venezuelana, radicada no Chile, entre 16 e 22 de março. O curso O Corpo e a Cena, traz a Professora Doutora da Universidade Federal do Acre, Adelice Souza, entre os dias 23 e 28 de março. A tradição Cênica no Tempo Contemporâneo será o curso ministrado por Dane de Jade e Mestres (Ceará), entre 25 e 29 de março.

Os dois experimentos cênicos do programa são: La Caverna, orientado por Diana Penalver, entre 23 e 29 de março, e “O corpo da voz”, entre 30 de março e 5 de abril, com Miriam Palma, atriz, diretora e professora de canto e voz para teatro e o multi-instrumentista Antonino Giannotta, ambos da Itália.

A turma de residência criativa de Teatro de Marionetes traz da Espanha os construtores e manipuladores de bonecos Diana Romero e o chileno André Maturana. A dupla estará entre 28 e 30 de março ministrando as aulas.

 

SERVIÇO

Programa de Formação em Artes Cênicas

Pré-inscrições: www.secult.ce.gov.br.

Mais informações: formacaobocarica@gmail.com

Deixe uma resposta