Ilhabela recebe o 21º Dança e Movimento

Entre 14 e 30 de setembro Ilhabela sedia o 21º Dança e Movimento, uma das maiores mostras de dança do Estado de São Paulo. Onze espetáculos serão apresentados no teatro do Pés no Chão, além de duas noites destinadas aos alunos de dança de instituições educacionais e culturais de Ilhabela e região, sempre com entrada franca.

Esta edição do evento é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão com apoio exclusivo da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDACI.

A abertura acontece no dia 14/9, com Mandala Playground ou Flores na Areia, um convite à experimentação, feito por Ricardo Iazetta e seu filho Téo, a crianças entre 8 e 11 anos. O público participa da criação, agregando areia colorida e flores de papel crepom. Ao final, se desvenda um belo jardim construído coletivamente.

No dia 15/9, keyzetta e cia. apresentam Para Todos os Seguintes, uma peça para crianças que encanta todas as idades. Sobre a obra diz Helena Katz: “quatro interpretes que enfeitiçam com seus movimentos de pura poesia e desafiam a percepção”. É absolutamente mágico.

Em 16/9, a Companhia de Danças de Diadema apresenta EU por detrás de MIM, de Ana Bottosso. O espetáculo investiga os espelhos e seus reflexos, concluindo que “mergulhar em um mundo de reflexos pode ser uma viagem sem volta”. Indicado para maiores de 14 anos.
No dia 21/9, a Gemini Cia de Artífices e a Companhia Soniquete Arte Flamenca apresentam Nosso Flamenco. O espetáculo propõe um diálogo entre o flamenco, a dança contemporânea e a dança brasileira.

Em 22/9, Luiz Arrieta e Luis Ferron apresentam Os Corvos. O espetáculo coloca em cena uma questão latente, a morte, refletindo sobre o presente sem passado ou futuro – o presente como sentido vital e a morte como certeza final.

O Ballet Sopro, dirigido por Roberto Amorim e Tatiana Portela, apresenta no dia 23/9, dois espetáculos: Esgares e O grito. A partir de músicas de Edith Piaf, Esgares mescla dança, teatro e poesia num híbrido na arte. O grito exprime técnica e beleza num desabafo que rompe o silêncio.

No dia 24/9, a cia ParaladosanjoS traz AS GÊMEAS. Além de danças excêntricas e de vaudeville, o espetáculo traz ao palco técnicas de quick- change e acrobacias aéreas.

“A Cabra” – com Marina Abib e direção de André Casaca – será apresentada em 28/9. É um trabalho sobre o risco. Sobre um animal que se aventura simplesmente porque é assim que respira, assim que a vida pulsa.

Em 29/9, a Uai Q Dança Cia, de Uberlândia, apresenta “os eventos são quase sempre os mesmos”. O espetáculo é inspirado no “Livro-Objeto” de Lourdinha Barbosa, poetisa, natural de Formiga, residente em Uberlândia há 38 anos. Em seguida, Panmela Tadeu apresentará Um tanto de um pouco de som. A abertura dessa noite será feita pelo grupo de Dança do Pés no Chão, que apresentará a coreografia Nós Neurônios, de Juliana Andrade.

Fechando o 21º Dança e Movimento, Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta, no dia 30/9, Cantinho de Nóis. Inspirado em cantos e contos populares brasileiros, o espetáculo revela a transformação de um ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana-de-açúcar da zona-da-mata de Pernambuco, em um ambiente rítmico, dançante e surreal do carnaval de Olinda PE.

Programação

14 de Setembro – Sexta-feira 18h

Ricardo e Theo Iazzetta
Mandala Playground, ou Flores na Areia

15 de Setembro – Sábado 20h

keyzetta e cia
Para Todos os Seguintes
Direção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta

16 de Setembro – Domingo 20h

Companhia de Danças de Diadema
Eu por detrás de MIM
Direção: Ana Bottosso
Indicado para maiores de 14 anos

19 de Setembro – Quarta-feira 18h

Escolas e Instituições

21 de Setembro – Sexta-feira 20h

Gemini Cia de Artífices e Cia Soniquete Arte Flamenca
Nosso Flamenco
Direção: Guga Costa, Hellen Audrey e Mariana Abreu

22 de Setembro – Sábado 20h

Luiz Arrieta e Luis Ferron
Os Corvos
Direção: Luiz Arrieta e Luis Ferron

23 de Setembro – Domingo 20h

Sopro Cia de Dança
O Grito
Direção: Roberto Amorim

Esgares
Direção: Roberto Amorim e Tatiana Portella

24 de Setembro – Segunda-feira 18h

Cia ParaladosanjoS
As Gêmeas
Direção: Dorothy Max Prior

26 de Setembro – Quarta-feira 18h

Escolas e Instituições

28 de Setembro – Sexta-feira 20h

Marina Abib
A Cabra
Direção: André Casaca

29 de Setembro – Sábado 20h

Grupo de Dança do Pés no Chão (abertura)
Nós neurônios
Coreografia: Juliana Andrade

UAI Q Dança Cia
Os eventos são quase sempre os mesmos
Direção: Luciane Segatto e Patrícia Borges

Um tanto de um pouco de som
Coreografia e interpretação: Panmela Tadeu

30 de Setembro – Domingo 20h

Jorge Garcia Companhia de Dança
Cantinho de nóis
Direção: Jorge Garcia

Crédito da foto: Ligiane Braga

Serviço

21º Dança e Movimento
De 14 e 30 de setembro de 2018
Local: Espaço Cultural Pés no Chão
Rua Macapá 72, Barra Velha, Ilhabela/SP
Ingresso: Grátis
Informações: (12) 3896-6727 | www.pesnochao.org.br | www.facebook.com/18danca

Deixe uma resposta