Notícias

Grupo Zumb.Boys promove encontro entre fazedores da arte com a ação Lá Em Casa

Famoso por realizar uma intensa pesquisa na área de danças urbanas, o Grupo Zumb.boys, que tem a frente o diretor Márcio Greyk, ao longo dos anos vem construindo um trabalho sólido e potente que vem atraindo os olhares não só de pessoas da área da dança, como da população em geral. O grupo formado exclusivamente por b-boys vem realizando intervenções urbanas, estudos de campo e interagindo com outras linguagens artísticas, com o objetivo de aprimorar o seu trabalho e sua pesquisa. O resultado são espetáculos potentes, sensíveis e que propõe importantes reflexões sobre o comportamento na sociedade contemporânea.

Agora, contemplado pelo 21° Edital de Fomento à Dança de São Paulo com o projeto REDES, o grupo dá continuidade ao seu trabalho e busca explorar novas possibilidades no que diz respeito à criação, produção e continuidade da pesquisa na área de dança. Como parte das ações deste grande projeto, o grupo iniciou uma ação chamada “Lá em casa”, que propõe um encontro informal para dialogar sobre pesquisa continuada e assuntos que giram entorno dos modos de produção em dança, trazendo óticas plurais e possibilitando um encontro de criadores para discutir processos e procedimentos ao se pensar dança.

Em uma tarde de sábado, o grupo tem o objetivo de proporcionar um encontro criativo para circular ideias, investir em experiências, potencializar e compartilhar saberes.

No primeiro encontro Lá em Casa realizado em abril, o grupo recebeu como convidada Valéria Cano Bravi, que é mestra em Artes Cênicas – ECA/USP, Pós-graduada em Antropologia/USP, Bacharel em Ciências Sociais – FFLCH/USP e Professora e Coordenadora do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, que desde a década de 1980, pesquisa questões da história e da dramaturgia do corpo dançante. Estiveram presentes também os grupos: Nós Quatro, Raízes, Terceira Categoria, Pernambulistas, Chemical Funck, as Gurias, Vocação Urbana, Batakere, Fragmento Urbano, Coletivo Calcaneos, Núcleo Iêê, Flying Low, Avoa, Desvelo e Danças Virtuais.

Dando andamento a ação Lá em Casa, o grupo convida para o segundo encontro a bailarina, coreógrafa e professora Juliana Moraes. Doutora em Artes e Bacharel em Dança pela UNICAMP, Juliana possui especialização e mestrado (com distinção) pelo Laban Centre for Movement and Dance – City University, Londres, revalidado pela ECA-USP. Desde 2005, é professora de performance no Bacharelado em Artes visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desde 2010, trabalha nos meses de janeiro como professora convidada da Accademia Teatro Dimitri, em Verscio, na Suíça italiana. Conhece em profundidade o Sistema Laban. Estuda balé clássico, com enfoque somático, com a professora Zélia Monteiro, em São Paulo, desde 2002. Ganhou prêmios importantes como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a Bolsa Vitae de Artes, o Rumos Itaú de Obras Coreográficas e três edições do Cultura Inglesa Festival. Fundou a Companhia Perdida em 2008 e a dirigiu até sua dissolução em 2014. Em 2013, lançou o livro “Dança, frente e verso”, pela editora nVersos. Em 2015, retomou a carreira solo com a peça Desmonte, e, em 2016, estreou o novo solo Eu Elas. Frequentemente se engaja em projetos colaborativos com músicos, atores e performers, criando site specifics, instalações coreográficas e improvisações cênicas. Cursa formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP.

O segundo encontro Lá em Casa acontece no dia 24 de junho, na Cidade Líder, Zona Leste.

Para participar os interessados devem ter disponibilidade para participar também da reunião que antecede o encontro, que será realizada no dia 21 de junho.

A inscrição deve ser feita através do link: https://goo.gl/R2K3tV.

Ótima oportunidade para artistas, produtores culturais e interessados em conhecer mais sobre o universo da produção cultural na linguagem da dança! E também de se aproximar e conhecer o trabalho deste grupo que vem apresentando um trabalho inédito na cena do breaking e hip-hop, expandindo as possibilidades de investigação corporal e corroborando com novas estruturas de pensamento criativo, valorizando a cultura de danças urbanas, fortalecendo a cena e elevando seu patamar de pesquisas nessa modalidade.

O Grupo Zumb.boys surgiu em 2007, com a proposta do diretor Márcio Greyk de criar uma linha de pesquisa nas danças urbanas, transformando a ideia de ser uma dança apresentável apenas nas ruas, para ser levada aos palcos, através de uma estrutura de pesquisa, produção e criação. O grupo traz em sua formação atual os bailarinos Danilo Nonato, David Xavinho, Márcio Greyk, Eddie Guedes, Igor Souza e Guilherme Nobre, que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando inclusive do processo criativo de importantes companhias como OMSTRAB, Cia. de Dança, Teatro Ivaldo Bertazzo e entre outros.

Mais informações em: www.facebook.com/grupozumbboys / www.zumbboys.com / www.instagram.com/zumb.boys

AÇÃO LÁ EM CASA – PROJETO REDES – GRUPO ZUMB.BOYS

CONVIDADA ESPECIAL – JULIANA MORAESwww.julianamoraes.art.br
É preciso ter disponibilidade para AMBOS OS ENCONTROS

PRIMEIRO ENCONTRO: 21 de junho às 18h
Reunião com inscritos
Local: CRDSP – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Baixos do Viaduto do Chá – São Paulo – SP

SEGUNDO ENCONTRO: 24 de junho das 15h às 18h
Encontro Lá em Casa com Juliana Moraes
Rua Cauguçu, 16 – Cidade Líder – São Paulo – SP

Valor: Grátis
Produção: Cazumbá Produções
Apoio: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Cooperativa Paulista de Dança, Universidade Anhembi Morumbi e Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Realização: Fomento À Dança