Grupo Contemporâneo de Dança Livre apresenta o ‘Move Concreto! Experiências de dança no espaço público’

O evento “Move Concreto! Experiências de dança no espaço público”, promovido pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre e patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Contagem, realizará entre os dias 16 a 21 de outubro uma programação envolvendo espetáculos de dança desenvolvidos para espaços públicos e uma Mostra de Vídeo Dança na Fachada em Contagem (MG). Serão realizadas apresentações dos espetáculos “Na reta de 4 corpos”, “Falta de ar” e “Áporos” e dois dias da Mostra de Vídeo Dança na Fachada.

Os três espetáculos de dança que serão apresentados dentro da programação do “Move Concreto! Experiências de dança no espaço público” são trabalhos de pesquisa em dança realizados especificamente para espaços públicos e suas relações com o corpo e os processos urbanos na contemporaneidade e que já foram apresentados no Brasil e no exterior. Já as vídeo danças que serão exibidas na Mostra de Vídeo Dança na Fachada foram selecionadas através de uma convocatória nacional e internacional que convidou artistas a enviarem trabalhos de vídeo dança com a temática “corpo e cidade”.

Além disso, será oferecida gratuitamente, no dia 21, a oficina “Experimentos em vídeo dança”, com foco nas relações entre corpo e tecnologia a partir dos conceitos desenvolvidos pelos pesquisadores e artistas que trabalham com a vídeo dança. A oficina “Experimentos em vídeo dança” será um atelier de experimentações onde serão desenvolvidas atividades de observação da dança pelo olhar do vídeo e do vídeo pelo olhar da dança, de discussão e reflexão sobre a realização de uma vídeo dança e suas etapas e das possibilidades envolvendo dança, vídeo e espaços públicos. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas pelo email: gcdl.mg@hotmail.com.

Sobre o Grupo

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010 e é formado por artistas/criadores com formações artísticas distintas, buscando investigar a dança a partir de relações e experiências entre corpos. O grupo já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Colômbia e Panamá. Atualmente é formado pelos artistas Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias.

Todas as atividades do evento serão gratuitas. Confiram a programação completa:

16/10 | 11h20: Mostra de Vídeo Dança na Fachada
Rua Rio Comprido, praça em frente à Escola Estadual Padre Camargos, número 886 – bairro Riacho das Pedras

17/10 | 8h30: Espetáculo “Na reta de 4 corpos”
Av. Francisco Firmo de Matos, 212 – Jardim Riacho

18/10 | 17h: Espetáculo “Falta de ar”
Praça em frente ao Centro Comercial Jardim Riacho, número 1125 – Bairro Jardim Riacho das Pedras.

19/10 | 19h: Mostra de Vídeo Dança na Fachada
Praça Marcílio Moreira de Vasconcelos – “Piau” – Avenida Cantagalo, Novo Riacho

20/10 | 09h: Espetáculo “Áporos”
Estação de ônibus Rua Rio Nilo – Novo Riacho.

21/10 | 9h às 17h: Oficina “Experimentos em vídeo dança”
Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Bairro da Glória | (Inscrições pelo email: gcdl.mg@hotmail.com)

Crédito da foto: Cena de Falta de ar | Foto: Mauricio Zumaran

Deixe uma resposta