Franceses da Compagnie Käfig dançam pela primeira vez no Brasil

pixel-credito-laurent-philippe1
Foto: Laurent Philippe

Pela primeira vez no Brasil, a CIA KÄFIG – um dos 16 grupos da programação da 16a. edição do FranceDanse – apresenta-se na Temporada Alfa de Dança 2016 nos dias 5, 6 e 7 de novembro, sábado às 20h, domingo às 18h e segunda-feira às 21h, no Teatro Alfa. No programa, Pixel traz a união de coreografias ousadas com impressionantes projeções digitais, criadas por Adrien Mondot e Claire Bardainne.

O espetáculo – que já realizou cerca de 200 apresentações pelo mundo em dois anos de turnê – vem para São Paulo depois de passar por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Paulínia. Em seguida, estão agendadas apresentações em Curitiba e Salvador.

No palco, os 11 bailarinos da companhia evoluem em um ambiente de sonho, na fronteira entre o virtual e a realidade. É um trabalho sobre a ilusão, conjugando a energia e a poesia. A tecnologia do digital coloca o homem como centro das imagens, dando ao público a sensação de não saber mais distinguir a realidade do mundo virtual.

Em Pixel, a pesquisa sofisticada de Claire Bardainne e Adrien Mondot dá vida ao mundo digital. O diretor artístico Mourad Merzouki une a dança ao delírio das imagens, expandindo a linguagem do hip-hop para um cruzamento de múltiplas disciplinas: circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea, sem perder de vista as raízes de sua dança, suas origens sociais e geográficas.

Sobre Mourad Merzouk

Nascido em Lyon, França, em 1973, Mourad Merzouk é diretor do Centre Choreographique Nacional de Creteil e du Val-de-Marne. Na dança, começou seus estudos com foco no circo e nas artes marciais, antes de se interessar pelo hip hop, no final dos anos 80. Figura atuante desse movimento desde o começo dos anos 1990, o coreógrafo desenvolve há vinte anos um hip-hop de estilo inventivo e aberto. Desde 1996, quando fundou a Cia Käfig, 25 criações foram apresentadas em mais de 700 cidades. Em 20 anos, a companhia Käfig realizou mais de 2.600 apresentações em 61 países, para mais de um milhão de espectadores. Em média, 140 apresentações por ano ao redor do mundo assinalam o ritmo de vida da companhia.

Pixel, por Mourad Merzouki

“Estamos constantemente expostos a imagens, vídeos e mídias digitais. Telas estão por todos os lugares. Alguém só precisa andar pelas ruas das grandes capitais de alguns países para imaginar o que será a cidade do futuro: uma grande exposição de imagens, que agora fazem parte da nossa vida cotidiana. O projeto Pixel nasceu quando eu conheci Adrien Mondot e Claire Bardainne e do fascínio que senti naquele momento: era como se eu não fosse capaz de perceber a diferença entre os mundos real e virtual. Rapidamente decidi tentar uma nova associação usando essas novas tecnologias no mundo da dança.

A primeira experiência misturando dança e vídeos interativos foi de tirar o fôlego para os artistas que faziam parte do projeto. Com a mesma curiosidade e mente aberta que me inspiram enfrentei durante essa nova aventura, um mundo impalpável criado pela projeção de luz desenvolvida por Adrien M / Claire B Company. O desafio de fazer os dois mundos interagirem um com o outro e o de encontrar um equilíbrio sutil entre as duas técnicas, para que a dança e as representações abstratas, interajam sem que uma delas fique em vantagem sobre a outra, fez com que eu me desestabilizasse novamente com a forma através da qual abordo o gesto. Sigo essa busca pelo movimento, que continuo a desenvolver e aprimorar em cada uma das minhas criações, com novas restrições e novos parceiros de “jogo”.

Além das projeções de vídeo, eu queria que a música de Armand Amar casasse em perfeita colaboração com a coreografia e as imagens, como um convite caloroso para viajar. Acompanhando os artistas, sua música revela a energia, bem como a poesia que se encontra no corpo do dançarino. Esses novos caminhos de descoberta me permitiram trabalhar sobre essa prorrogação da realidade e enfrentar um mundo sintético, o que é estranho para um coreógrafo que se alimenta de corpos e material. Habitamos a dança em um espaço onde o corpo só enfrenta sonhos, desenvolvendo gestos em paisagens que se movem criadas por Adrien M e Claire B.

Eu queria abrir o caminho no qual o mundo sintético da projeção digital interage com a realidade do dançarino. Cada artista tem uma brincadeira imersa em um mundo desconhecido, com uma mente que compartilha a energia e o virtuosismo do hip-hop, misturando poesia e sonhos, para criar um show no cruzamento das artes.” Mourad Merzouki

FICHA TÉCNICA

Créditos artísticos: Pixel;
CCN de Créteil e Val-de-Marne / Cie Käfig – dir. Mourad Merzouki
Direção artística e coreografia: Mourad Merzouki
Conceito: Mourad Merzouki e Adrien M / Claire B
Criação digital: Adrien Mondot & Claire Bardainne
Criação musical: Armand Amar
Assistente de coreografia: Marjorie Hannoteaux
Interpretação: Rémi Autechaud, Sofiane Tiet, Marc Brillant, Antonin Tonbee Cattaruzza, Elodie Chan, Aurélien Chareyron, Sabri Colin, Yvener Guillaume, Amélie Jousseaume, Ludovic Lacroix, Ibrahima Mboup, Médésséganvi Yetongnon
Luzes: Yoann Tivoli, com a assistência de Nicolas Faucheux
Cenografia: Benjamin Lebreton
Figurinos: Pascale Robin, com a assistência de Marie Grammatico
Pinturas: Camille Courier de Mèré e Benjamin Lebreton
Produção: Centre Chorégraphique National de Créteil et du Val-de-Marne / Compagnie Käfig
Coprodução: Maison des Arts de Créteil, Espace Albert Camus – Bron
Com o apoio de: Compagnie Adrien M / Claire B
Le Centre Chorégraphique National de Créteil et du Val-de-Marne / Compagnie Käfig – direção de Mourad Merzouki, com subsídios da Direction Régionale des Affaires Culturelles d’Ile-de-France – Ministère de la Culture et de la Communication, Conseil Départemental du Val-de-Marne e da cidade de Créteil. Apoio do Institut français para as turnês internacionais.

SERVIÇO

Pixel
Compagnie Käfig
De 05 a 07 de novembro de 2016
Sábado, 16h e 20h, e Domingo, 18h. Segunda-feira, 21h.
Local: Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Ingresso: De R$ 50,00 a R$ 180,00
Informações: (11) 5693-4000
Duração: 1h30min