Focus Cia de Dança leva para Niterói o aclamado espetáculo As canções que você dançou pra mim

A Focus Cia. de Dança apresenta nos dias 02, 03 e 04 de novembro, (6a e sábado, às 20h, e domingo, às 19h), no Teatro Municipal de Niterói, por meio do patrocínio da Petrobras, o espetáculo “AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM”.

Sucesso de público, a montagem está há seis anos em cartaz e foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal carioca O Globo (2011); e de 2012, na opinião dos críticos da Folha de São Paulo (2012). Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral.

Recentemente a companha fez uma curta temporada da sua mais recente criação, “Still Reich”, que recebeu três indicações ao Prêmio Cesgranrio de Dança. O espetáculo volta aos palcos em novembro na cidade do Rio de janeiro.

Espetáculo inspirado na obra de Roberto Carlos, já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e prestes a completar 300 apresentações, chega a Niterói no dia 02 de novembro.

Iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia “As canções que você dançou pra mim”. Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar um espetáculo que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu em brincadeiras do próprio elenco. Durante as viagens da companhia era comum ouvir os bailarinos cantando as músicas do rei, interrompendo um ao outro a partir de uma palavra comum nas letras”, lembra Neoral. Da mesma forma, em cena, “uma canção puxa a que vem sem sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa o diretor e coreógrafo, que há 1 ano encerrou uma residência artística no Cité Internationale des Arts em Paris, França.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1980, compõem “As canções que você dançou pra mim”. Para Alex, o desafio é duplo: além de mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, foi preciso colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.

“O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou pra mim” traz figurinos em tons de azul, aludindo aos modelos e cortes da época retratada, com toques contemporâneos.

Sobre a Focus Cia de Dança

Com mais de 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2018 participou do filme ‘Eduardo e Mônica’, com lançamento previsto para 2019. Em 2017 se apresentou na última edição do ‘Rock In Rio’, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a ‘Comenda da Ordem do Mérito Cultural’, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Com “As canções que você dançou pra mim”, que se aproxima da marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção que segue até hoje. Foram mais de 120 mil espectadores que ficaram encantados com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Atualmente integram seu elenco os bailarinos Alex Neoral, Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Monise Marques e Roberta Bussoni.

Crédito da foto: Fernanda Bulgarelli

Serviço

As canções que você dançou pra mim
Focus Cia de Dança
De 02 a 04 de novembro de 2018
Sexta e sábado, 20h, domingo, 19h
Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ
Ingressos: R$ 40,00
Venda on-line: Ingresso Rápido
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 382 lugares

Deixe uma resposta