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Festival O Boticário na Dança

O Boticário acredita que a beleza encanta e transforma. E que essa transformação acontece por meio da atitude e dos movimentos que fazemos para conquistar o que desejamos.

Na dança também é assim. É através da atitude dos bailarinos, da leveza e da força de seus movimentos, que são criados espetáculos contagiantes.

Essa relação entre a beleza da dança e da marca O Boticário é tão próxima que inspirou a empresa a criar o Programa O Boticário na Dança, uma plataforma de incentivo ao desenvolvimento cultural que vai apoiar projetos de dança por todo o Brasil.

A dança é versátil, com repertórios que variam da dança contemporânea, passam pela dança teatro, de rua e de salão. Seja qual for o estilo, técnicas inovadoras e concepções criativas expõem a beleza em cada movimento.

Nesta primeira edição foram convidados para participar do Festival quatro companhias internacionais – Shen Wei Dance Arts (Estados Unidos), Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Tom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia) -, sendo todas com espetáculos inéditos na América Latina, e três companhias nacionais – Quasar Cia. de Dança (Goiânia), Grupo de Rua (Rio de Janeiro) e Mimulus Cia. de Dança (Belo Horizonte).

O Festival acontece de 1º a 9 de maio em três cidades brasileiras: São Paulo, de 1º a 6, Rio de Janeiro, de 4 a 8 e Curitiba, de 7 a 9.

Conheça um pouco das companhias e dos espetáculos que serão apresentados:

SHEN WEI DANCE ARTS

A companhia foi idealizada e é liderada pelo chinês Shen Wei, responsável pela coreografia de abertura das Olimpíadas de Pequim. Com sede em Nova York (EUA), a Shen Wei Dance Arts revela em cada trabalho um vocabulário de movimentos originais, combinados com elementos de filmes, teatro, novas mídias e arte visual.

Espetáculo

Sagração da Primavera: baseado na composição de Stravinsky, o espetáculo é diferente e ousado, em que o coreógrafo abandona a narrativa para desenvolver movimentos cuja qualidade se aproxima da textura da música. Segundo o coreógrafo, “Quando ouvi pela primeira vez a ‘Sagração da Primavera’, na China, em 1989, fiquei encantado com a pontuação rica e a textura evocativa”.

Folding: a obra se destaca nos movimentos e na concepção de figurinos e cenários. A música combina o canto dos rituais da divindade Mahakala, do budismo tibetano, com as melodias etéreas do compositor britânico John Tavener. Um imenso pano de fundo, com uma pintura chinesa do século XVIII, estabelece uma atmosfera surreal.

PEEPING TOM

Com sede em Bruxelas, a companhia belga Peeping Tom se destaca pela dança teatral. Fundada no ano 2000 por Gabriela Carrizo e Franck Chartier, responsáveis pela direção artística, o grupo conquistou respeito da crítica especializada e do público por ser um dos mais provocativos e inteligentes na dança contemporânea da atualidade. A condição humana está no núcleo dos projetos artísticos da Peeping Tom.

Espetáculo

32 rue Vandenbranden: a ação acontece sob um céu totalmente aberto, em uma paisagem de montanha e com trailers para abrigo. É a representação de uma pequena comunidade isolada, onde os habitantes são confrontados com a própria solidão. A música usada em 32 rue Vandenbranden é uma versão de Lullaby do concerto “O Pássaro de Fogo”, de Stravinsky.

HOFESH SHECHTER

A companhia inglesa Hofesh Shechter leva o nome de seu diretor artístico. Coreógrafo e músico israelense radicado em Londres, Shechter é reconhecido por público e crítica como um dos mais estimulantes artistas contemporâneos. Sua companhia se destaca pelo estilo intenso e teatral ao som de um rock’n’roll impactante.

Espetáculo

Political Mother: com performances de dez dançarinos, que se movimentam em grupo e com uma pontuação rápida, e de uma banda ao vivo com guitarristas e percussionistas, o espetáculo Political Mother retrata as emoções humanas. Há momentos divertidos e tristes, que desafiam a percepção do público. A música pulsante, a técnica, a precisão e a iluminação com linguagem cinematográfica proporcionam uma experiência como nenhuma outra.

MARIBOR BALLET

Da Eslovênia, o Ballet do Teatro Nacional Esloveno Maribor traz performances neoclássicas que encantam plateias. À frente da companhia desde 2003 está o coreógrafo romeno Edward Clug, reconhecido por diversos prêmios e responsável por colocar o Ballet Maribor no mapa internacional da dança.

Espetáculo

Radio & Juliet: uma releitura moderna do clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare, ao som da banda inglesa Radiohead. No palco, uma Julieta elegante, feminina, suave e forte navega em um mundo de homens desde o momento em que desperta. Os “Romeus”, ou as qualidades de Romeu, se revezam. Só um vai ganhá-la, e o encontro entre os amantes é tão lindo e raro em movimentos que chega a hipnotizar.

GRUPO DE RUA

Fundado em 1996, o Grupo de Rua é comandado pelo coreógrafo Bruno Beltrão. Com uma brilhante trajetória internacional, iniciada em 2002, a companhia carioca já se apresentou em 26 países e chama atenção ao misturar de forma única hip hop e dança contemporânea.

Espetáculo

H3: nove jovens, organizados ora em solos, ora em duos ou trios, formam um fluxo contínuo de corpos que se tocam e se chocam. Um mergulho profundo nas possibilidades teatrais do hip hop. Conta com trilha minimalista, iluminação sofisticada, projeções de cenários imaginários e ruídos de rua.

MIMULUS

Sob a direção artística de Jomar Mesquita, a Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, se destaca no cenário da dança desde 1990. Nesse período, construiu uma linguagem nova e original ao assumir os desafios do experimentalismo e valorizar o processo coletivo de criação.

Espetáculo

Não foi divulgado informação sobre o espetáculo.

QUASAR

Vera Bicalho, diretora geral, e Henrique Rodovalho, diretor artístico e coreógrafo, fundaram a Quasar Cia. de Dança em 1988. Ao longo desse tempo, o grupo goiano tem construído uma carreira cujas marcas são a qualidade artística e o desenvolvimento de uma linguagem sólida e própria. Do planalto central do Brasil para os grandes teatros internacionais, é referência de estética brasileira.

Espetáculo

No Singular: a correria do dia a dia e o grande volume de informação são a base para o espetáculo. Um dos pontos altos é quando um desafio é proposto ao público durante a apresentação. A coreografia possui uma trilha sonora variada, que inclui sons produzidos pelo corpo e que são emitidos pelos próprios bailarinos.

SERVIÇO

Festival O Boticário na Dança
São Paulo
De 1 a 6 de maio 2013
Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº – Portão 2 – Ibirapuera – São Paulo – SP
Ingressos: Plateia única: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Todos os espetáculos começam às 21h e o Auditório abre às 19h30.

Rio de Janeiro
de 4 a 8 de maio de 2013
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Marechal Floriano S/N – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: Plateia, Plateia para Portadores de Necessidades Especiais, Frisa, Camarotes R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
Balcão nobre – R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Balcão superior – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Balcão superior lateral – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Todos os espetáculos começam às 21h e o Theatro abre às 20h.
Informação adicional: não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, shorts, top, camisa sem mangas ou chinelos.

Curitiba
De 7 a 9 de maio de 2013
Teatro Guaíra
R. Quinze de Novembro, 971 – Centro – Curitiba – PR
Ingressos: Plateia e Plateia para Portadores de Necessidades Especiais – R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Primeiro balcão – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Todos os espetáculos começam às 21h e a casa abre às 19h30.

Fonte: Site Oficial / Auditório ibirapuera