Workshop

Festival O Boticário na Dança oferece workshops gratuitos

Festival O Boticário na Dança oferece workshops gratuitos com algumas das maiores companhias do mundo.

Oficinas serão realizadas em São Paulo e Curitiba. Elas fazem parte da programação do evento, que reunirá companhias internacionais – pela primeira vez no Brasil – e nacionais, de 1º a 9 de maio.

A programação do Festival O Boticário na Dança, que reunirá apresentações de grandes companhias nacionais e internacionais, de 1º a 9 de maio, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, oferecerá quatro workshops gratuitos ministrados por profissionais dos grupos Peeping Tom (Bélgica), Hofesh Shechter Company (Reino Unido), Maribor Ballet (Eslovênia) e Quasar Cia. de Dança (Brasil).

Dos quatro workshops previstos, três serão realizados em São Paulo – Peeping Tom (Bélgica), Hofesh Shechter Company (Reino Unido) e Quasar Cia. de Dança (Brasil), nos dias 3, 4 e 5 de maio, respectivamente, no Itaú Cultural. Já o encontro com os profissionais do Maribor Ballet (Eslovênia) será no dia 8 de maio, no Teatro Guaíra, em Curitiba. As inscrições para os interessados serão feitas pelos telefones:  (11) 2168-1876 , em São Paulo; e  (41) 3233-1315  em Curitiba, a partir de 15 de abril. 

Programação dos Workshops:

Peeping Tom – Gabriela Carrizo (diretora artística e coreógrafa)

No workshop, Gabriela irá propor um trabalho de pesquisa sobre o movimento, compartilhando suas próprias ferramentas e as que utilizada no trabalho com a companhia. O objetivo da coreógrafa é explorar o movimento através da especificidade de cada corpo.

Data: 3 de maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições:  (11) 2168-1876 , a partir de 15 de abril
Horário: 14h às 16h
Perfil dos alunos: Bailarinos profissionais
Número de vagas: 10 vagas abertas para inscrição e 10 vagas para bailarinos convidados. 

Hofesh Shechter Company – Bruno Karim Guillore (diretor artístico associado e dançarino) e Kim Kohlmann (dançarina)

Usando técnicas de improvisação e do repertório do espetáculo Political Mother, esta oficina vai explorar a conexão como uma ferramenta essencial de desenvolvimento da musicalidade dos dançarinos, descobrindo movimentos pelo prazer e diversão.

Data: 4 de Maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições:  (11) 2168-1876 , a partir de 15 de abril
Horário: 10h30 às 13h
Perfil dos alunos: Jovens interessados, não necessariamente bailarinos.
Número de vagas: 20

Quasar Cia de Dança – Henrique Rodovalho (diretor artístico e coreógrafo)

O workshop visa oferecer caminhos para a construção do processo de criação coreográfica. O desenho do movimento e a linguagem corporal utilizada pela Quasar Cia da Dança fazem parte das ferramentas que serão utilizadas na oficina.

Data: 5 de Maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições:  (11) 2168 1876 , a partir de 15 de abril
Horário: 10h às 13h
Perfil dos alunos: Intermediário (estudantes com nível avançado) e profissionais.
Número de vagas: 10

Maribor Ballet – Edward Clug (coreógrafo)

No workshop, Edward Clug irá ensinar alguns trechos da coreografia de Radio & Juliet. Os participantes irão descobrir movimentos especiais fundamentados na dança clássica e desenvolvidos nas linhas modernas.

Data: 8 de Maio
Horário: 17h às 18h30
Local: Teatro Guaíra
Endereço: Rua 15 de Novembro, 971
Telefone para inscrições:  (41) 3233-1315 , falar com Sandra, a partir de 15 de abril
Perfil dos alunos: Com boa base em dança moderna ou clássica e estudantes da Escola de Dança do Teatro Guaíra
Número de vagas: 45

Festival O Boticário na Dança

A primeira edição do Festival O Boticário na Dança reunirá algumas das maiores companhias internacionais – Shen Wei (EUA), Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia) – e nacionais – Mímulus (Belo Horizonte), Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro). Os espetáculos serão realizados de 1º a 6 de maio em São Paulo, no Auditório do Ibirapuera; de 4 a 8 de maio no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal; e de 7 a 9 de maio em Curitiba, no Teatro Guaíra. Estima-se a participação de cerca de 20 mil pessoas.

O evento, produzido em parceria com a Dueto, contemplará o vasto panorama desta arte no mundo em uma proposta em que interagem diferentes formas de dança: contemporânea, neoclássica, de rua, de salão, moderna, jazz, dança teatro, entre outras. O evento é um marco na plataforma de marketing cultural de O Boticário. Em dezembro, a marca anunciou um grande plano na área, que visa também apoiar companhias, projetos, espetáculos e festivais com recursos próprios e também por meio de leis de incentivo à cultura. A previsão é de que a marca invista de R$ 10 a R$ 15 milhões na dança por ano.