Fábrica de Cultura Brasilândia oferece oficinas gratuitas de dança durante o mês de outubro

Que tal aprender dança do ventre, zumba, percussão corporal ou dança cigana gratuitamente? Durante o mês de outubro, a Fábrica de Cultura Brasilândia, gerenciada pela Poiesis, oferece diversas oficinas de danças, que serão abertas para todos os públicos e idades. Basta chegar e se divertir!

A dança do ventre será uma das modalidades: criada há centenas de anos, originalmente era praticada em cerimônias femininas para celebrar a fertilidade e a fartura. Hoje em dia, essa atividade pode ser exercitada independente do gênero, do corpo, etnia, religião ou idade. A dança do ventre traz benefícios para saúde, como trabalho de respiração, exercícios de fortalecimento da musculatura interna das pernas e braços, leveza nos passos, coordenação motora e autoestima. As aulas serão uma ótima oportunidade para aprender mais sobre as culturas árabe e persa, como seus costumes, suas culinárias, suas tradições de clãs e muito mais. As oficinas acontecem de 2 a 30 de outubro, às terças-feiras, das 15h às 17h.

Já a zumba mistura vários ritmos como salsa, merengue, samba e axé, para auxiliar no bem-estar e saúde de quem pratica. É um exercício festivo para todas as idades, o importante é colocar uma roupa confortável e cair na dança! As aulas serão de 3 a 31 de outubro, às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30.

Com influência dos povos nômades, a dança cigana é bem tradicional e é caracterizada por melodias alegres e românticas. Além da beleza das saias coloridas, essa prática também propicia o trabalho da autoestima, a coordenação motora e a desenvoltura social e física dos participantes. As oficinas acontecerão às quintas-feiras e sábados, de 4 a 27 de outubro, sempre das 10h às 12h.

Você sabia que o nosso corpo produz sons? A nossa coxa pode ter um som semelhante à de um tambor, por exemplo. Por meio de uma prática divertida e lúdica, a oficina de percussão corporal buscará trabalhar elementos da música e da dança como ferramentas para a descoberta do corpo e suas possibilidades, além de trabalhar o universo da música. Serão duas aulas, nos dias 16 e 19 de outubro, das 15h às 17h. Não perca!

Sobre as Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Crédito da foto: Divulgação

Serviço

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Telefone: (11) 3859-2300
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Oficinas de dança do ventre
Terças-feiras, de 2 a 30/10 – das 15h às 17h

Oficinas de zumba
Quartas-feiras, de 3 a 31/10 – das 19h30 às 20h30

Oficinas de dança cigana
Quintas-feiras e sábados, de 4 a 27/10 – das 10h às 12h

Oficinas de percussão corporal
Terça e sexta-feira, dias 16 e 19 /10 – das 15h às 17h

Deixe uma resposta