Exposição Trajetórias na Dança – Imagens de companhias paulistas

exposição trajetorias da dança

A dança é o mote da ação que o Espaço Cinque Sensi realiza a partir do dia 9 de dezembro, em sua sede. Nove companhias de dança ganham registro fotográfico de diferentes artistas na mostra Trajetórias na dança – Imagens de companhias paulistas, que também conta com apresentação de trechos do repertório da Cia de Dança Anderson Couto. A exposição tem entrada gratuita e as 30 imagens que compõe a mostra podem ser vistas até o dia 24 de janeiro.

Com curadoria de Marcela Benvegnu e Flávia Fontes Oliveira, diretoras da Revista de Dança, a mostra é um desejo antigo. “Desde o surgimento da revista temos uma série chamada Instantes da Dança que olha para a trajetória desses artistas e sempre tivemos o desejo de juntá-los em uma mostra. O Espaço Cultural, que tem a proposta de unir às artes, abriu espaço e resolvermos organizar”, fala Flávia. “As imagens apresentam importantes companhias de dança paulistas que se destacam no cenário da dança do Brasil e do mundo por diferentes olhares e nos convidam para um passeio por esta memória”, completa Marcela.

Arnaldo Torres mostra fotos do Ballet Stagium, grupo que acompanha há mais de vinte anos; Tomas Kolisch apresenta imagens de sua parceria com a Cisne Negro Cia de Dança. Michelle Molina, bailarina da São Paulo Companhia de Dança, trabalha em seus registros os bailarinos desta companhia pelo viés das coxias. Também de “dentro da dança”, Silvia Machado, que foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, revela obras deste grupo ao lado de outras autorais.

Clarissa Lambert expõe trabalhos de Luiz Fernando Bongiovanni à frente do seu Mercearia de Ideias. Também autoral, o trabalho de Maurício de Oliveira na Siameses Cia. de Dança é visto aqui pelas lentes de Wilian Aguiar. Reginaldo Azevedo, traz à cena trabalhos de Roseli Rodrigues (1955-2010), do Raça Companhia de Dança, que apresenta uma ponte entre o jazz e a dança contemporânea. Welber Osti fotografou a Cia. de Dança Anderson Couto, a jovem companhia anfitriã da mostra, dirigida por Anderson Couto.

“O Espaço Cultural Cinque Sensi é um ambiente que surgiu para abrigar todas as artes e todos os olhares. Por isso, é um grande prazer para nós recebermos os trabalhos destes nomes tão talentosos, que focam seus olhares sensíveis e precisos sobre a dança”, fala Ana Claudia Burattini, diretora executiva do espaço.

NA CENA

Na abertura da exposição, a Companhia de Dança Anderson Couto apresenta trechos de coreografias de seu repertório. “Apresentar trechos “Entrelaço”, com a companhia durante a exposição destes grandes talentos é uma oportunidade única de integração entre as mais variadas formas de expressão artística. Dança, música e fotografia: a arte em todas as suas formas, em um só lugar”, fala Anderson Couto, diretor artístico do espaço e coreógrafo residente da companhia que leva seu nome.

Formada por seis bailarinos – Alan Melo, Patrícia Rodrigues, Monise Marques, Kauê Ribeiro, Taís Fonseca, Rene Sato –  contratados por meio de audição, o grupo tem como proposta uma formação contínua do intérprete e abrange aulas de dança clássica, contemporânea e de jazz dance, ministrada pelo coreógrafo e diversos professores convidados.  A companhia, criada em 2013 e tem como linguagens principais a dança contemporânea e o jazz dance e tem em repertório Entrelaço (2013), Mover-se (2014) e Dora, em processo de criação.

O ESPAÇO

O Espaço Cultural Cinque Sensi, dirigido por  Anderson Couto e Ana Cláudia Burattini, surgiu com a proposta de unir em um único local as mais diversas manifestações artísticas. Além de uma grade regular de aulas de dança para todas as idades, com renomados professores, suas salas estão preparadas para receber workshops, pockets shows, estúdios de música e exposições. Com projeto arquitetônico e decoração do escritório Lowndes|Aron, paisagismo de Chris Pierro, projeto acústico do arquiteto Fábio Marins e direção técnica de Kazuo Sugo, o Espaço conta com cinco estúdios equipados com piso de madeira, tratamento acústico especial e set profissional de luz e som, oferecendo uma estrutura completa para atender diversas modalidades de aulas de dança e eventos.

SERVIÇO

Exposição Trajetórias na Dança – Imagens de Companhias Paulistas
De 9 a 20 de dezembro de 2014 e de 5 a 24 de janeiro de 2015
Espaço Cultural Cinque Sensi
Av. Prof. Manuel José Chaves, 291 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Ingressos: Entrada gratuita