Espetáculos e cursos gratuitos integram programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade em outubro e novembro

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, gerenciada pela Poiesis, é reconhecida por sua efervescente programação cultural, tanto para o público interessado apenas em assistir quanto para os que se interessam por cursos, oficinas e workshops das mais diversas linguagens artísticas. Em outubro, o espaço abre inscrições para dois cursos e sessões de um espetáculo de dança, tudo gratuito.

Em Fados e outros afins, Mariana Muniz fez uma imersão em suas origens – brasileira e nordestina – numa dramaturgia concebida a partir de seu corpo, como uma viagem poética de Lisboa a Recife. Sob a direção de Maria Thaís, exploram o hibridismo de linguagens artísticas da dança e do teatro, que servem à ampliação dos limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas. O espetáculo é exibido de 25 a 27 de outubro, quinta e sexta-feira às 20h e sábado às 18h.

Com foco na criação, no curso Criar em dança: topologias coloniais/des-coloniais, modernas/des-modernas são propostos diálogos com criadores da dança atual – Cássia Navas, Samuel Kavalerski, Mauricio De Oliveira, Maria Eugênia Almeida e Ana Bottosso – refletindo sobre a criação em arte, de onde parte a dança e como ensinar (e aprender) a dança. Os encontros abordam os aspectos da dança moderna, pós-moderna e contemporânea, a partir de estudos de caso expostos para os participantes. A atividade acontece de 7 a 24 de novembro, mas as inscrições podem ser feitas até 31 de outubro no site (clique aqui).

Atores, bailarinos, performers e estudantes de artes cênicas que participarem da residência Investigações para uma dança depoimento, com a Cia Fragmento de Dança, podem discutir com os artistas sobre memória e autobiografia como disparadores de processos criativos, investigando a criação do movimento cênico. Ao final da residência, que acontece de 26 a 30 de novembro – segunda a sexta-feira a partir das 10h – os participantes compartilham o resultado do processo da residência com o público. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro no site (clique aqui) das oficinas culturais.

Sobre a Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Crédito da foto: Claudio Gimenez | Cena de Fados e Outros Afins com Mariana Muniz

Serviço

Fados e outros afins
Mariana Muniz
De 25 a 27 de outubro de 2018
Quinta e sexta-feira, 20h, sábado, 18h.
Ingressos gratuitos: retirada com 1h de antecedência.
Recomendação: maiores de 18 anos.
Duração: 1h30
Capacidade: 30 lugares.

Ficha técnica

Direção geral e bailarina: Mariana Muniz.
Direção Artística: Maria Thaís.

Criar em dança: topologias coloniais/des-coloniais, modernas/des-modernas
De 7 a 24 de novembro de 2018
Quarta-feira, 9h às 13h; sábado, 10h às 16h (exceto 17/11).
Inscrições gratuitas até 31/10: http://bit.ly/2OivBhP
Recomendação: maiores de 16 anos.

Investigações para uma dança depoimento
De 26 a 30 de novembro de 2018
Segunda a sexta-feira, 10h às 13h.
Inscrições gratuitas até 17/11: http://bit.ly/2DwZaI3
Recomendação: maiores de 18 anos.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Deixe uma resposta