Notícias

Espetáculo Exposição da Pessoa – Residência Expandida tem duração de 8 horas e fará quatro apresentações em São Paulo

Foto: Eduardo Fraipont

Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, Exposição da Pessoa – Residência Expandida, 12 artistas se alternam em cena durante oito horas de apresentação. A entrada é grátis.

Em Exposição da Pessoa – Residência Expandida, os limites da arte e do público são repensados por 6 artistas que integram o coletivo de dança [-MOS] mais 6 artistas residentes. A performance apresenta a dança em diálogo com as artes plásticas (ele foi pensado para ser apresentado, principalmente, em espaços voltados para exposições) e faz quatro apresentações em São Paulo nas próximas semanas: 11 de março, sábado, às 11 horas, na Casa de Cultura Vila Guilherme; 18 de março, sábado, às 10 horas, na Oficina Cultura Oswald de Andrade; 24 de março, sexta-feira, às 11 horas, na Praça das Artes; e 1o de abril, sábado, às 11 horas, no Centro Cultural da Juventude. Todas as apresentações são gratuitas.

O Exposição da Pessoa – Residência Expandida é uma recriação da performance Exposição da Pessoa, que teve apresentações em São Paulo de 2013 a 2016. Este trabalho parte da noção comum de obra de arte e propõe um recorte que questiona a “produtividade” como condição sui generis no mercado de trabalho, inclusive no da arte. Ao expor e delimitar alguns aspectos que distinguem uma obra de arte do seu entorno, busca-se expandir as possibilidades de olhar sobre a mesma e seu papel.

No trabalho, 12 performers (que também são chamados de artistas-obra) se articulam alternada ou simultaneamente no espaço, cumprindo 8 horas ininterruptas de trabalho. Uma vez nos quadrados destinados para a obra, o artista-obra deverá mover-se e falar sem parar até que sua jornada de trabalho finde e outra pessoa entre em seu lugar. A criação é assinada por Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro, Gustavo Saulle, Valeska Figueiredo e Telmo Rocha, que também fazem parte do elenco. A eles, nessa temporada, somam-se os artistas residentes Beatriz Rangel, Felipe Teixeira, José Artur Campos, Priscilla Vilas Boas, Rafael Lemos e Zi Arrais.

O objetivo desse espetáculo/ performance é refletir o que é arte, borrando as fronteiras entre as artes do corpo, a performance e as artes visuais. Ele também questiona o quanto importa o nome/ marca de quem cria, refletindo sobre o quanto pode uma obra de arte ter seu valor definido independentemente dos elementos que a compõe, uma vez que podemos substituir as pessoas que se movem e falam, e ainda assim a o obra se mantém “a mesma”. A montagem também estuda o corpo sob a ótica da simultaneidade, comunicação, ostentação, disseminação da informação, “competência” e funcionalidade. Além disso, Exposição da Pessoa – Residência Expandida expõe a relação entre corpo e palavra por meio de diferentes tipos de registros discursivos.

SOBRE O COLETIVO [-MOS]

[-MOS] surge como Coletivo Catapulta em São Paulo no ano de 2010, sendo criado por profissionais da área de dança, teatro e performance com o intuito de promover um território comum para a criação artística em interface com diferentes linguagens. A principal característica do grupo a realização de pesquisas que borrem as fronteiras entre fala e movimento, artistas e espectadores, discursos pessoais e coletivos. Atualmente, o grupo é formado por Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro, Gustavo Saulle, Valeska Figueiredo e Telmo Rocha.

FICHA TÉCNICA

Criação – Coletivo [-MOS]: Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro, Gustavo Saulle, Valeska Figueiredo e Telmo Rocha
Elenco: Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro, Gustavo Saulle, Valeska Figueiredo, Telmo Rocha, Beatriz Rangel, Felipe Teixeira, José Artur Campos, Priscilla Vilas Boas, Rafael Lemos e Zi Arrais.
Coordenação do Projeto: Valeska Figueiredo
Produção: Maryah Monteiro e Valeska Figueiredo
Assistência de Produção: Fernando Mello
Arte Gráfica: Gustavo Saulle e Felipe Teixeira

SERVIÇO

Exposição da Pessoa – Residência Expandida
Coletivo [-MOS]
De 11 de março a 1º de abril de 2017
Duração: 8 horas
Ingresso: Gratuitos
Classificação: Livre
Informações: https://www.facebook.com/mosgrupo

Programação:

Dia 11 de março, sábado, das 11 às 19 horas
Casa de Cultura Vila Guilherme
Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme. Telefone: 11 2909-0065
Capacidade: 200 pessoas

Dia 18 de março, sábado, das 10 às 18 horas
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Telefone: 11 3222-2662
Capacidade: 200 pessoas

Dia 24 de março, sexta-feira, das 11 horas às 19 horas
Praça das Artes
Avenida São João, 281 – Centro. Telefone: 11 4571-0401
Capacidade: 300 pessoas

Dia 1º de abril, sábado, das 11 horas às 19 horas
Centro Cultural da Juventude
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoerinha. Telefone: 3343-8999
Capacidade: 200 pessoas