Espetáculo “Deslugares” marca os 20 anos do grupo Musicanoar

O Grupo Musicanoar completa 20 anos de trajetória na história da dança contemporânea brasileira em 2013. Nessas duas décadas, realizou diversos espetáculos, recebeu prêmios e estímulos, participou de festivais e mostras.

Para celebrar e pontuar a evolução e os caminhos trilhados pelo Musicanoar, Helena Bastos concebeu o espetáculo “Deslugares” e o vivencia ao lado de Raul Rachou,parceria que se intensificou a partir do trabalho de 2001.

No espetáculo, Bastos e Rachou procuram criara partir da relação entre dois corpos e a discussão sobre o espaço e controle. Essa discussão é ancorada no pensamento do filósofo francês Michel Foucault: “o corpo, em qualquer sociedade está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações”.

“Nossa parceria aponta que é possível propor diferentes disparos a cada criação coreográfica. São estudos de quedas, rolamentos, equilíbrios, deslizamentos, locomoções, escutas, padrões de movimentos, poesias, músicas e referências teóricas”, explica Helena Bastos, diretora geral de “Deslugares”.

O projeto de comemorações dos 20 anos do Musicanoar, contemplado com o 12º Programa Municipal de Fomento à Dança, conta também com a mostra de fotografias, desenhos e anotações “Rastros deslugares”, na Galeria Olido de 9 a 12 de maio e o lançamento do livro-caderno “Musicanoar 20 anos. Deslugares?”.

Musicanoar

O Grupo Musicanoar,fundado em 1992, desde sua formação vem gerados vários trabalhos. Todos os espetáculos foram criados a partir da convivência com alguns pensamentos teóricos apresentados pelo programa de Comunicação e Semiótica da PUC/ SP.

Nestes vinte anos de trabalho de criação coreográfica, o entendimento sobre o papel do intérprete neste tipo de pensamento contemporâneo, ampliou-se. Neste percurso, Helena Bastos e Raul Rachou verticalizam uma parceria na produção de pesquisa de linguagem contemporânea.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e Concepção: Helena Bastos
Coreografia e bailarinos: Helena Bastos e Raul Rachou
Artista provocador: Rosa Hercoles
Criação de Luz/Montagem e Operação: Maria Druck
Fotos: Inês Correa
Cenotécnico: Zito Rodrigues de Oliveira
Direção de Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção)  

SERVIÇO

Espetáculo Deslugares
Grupo Musicanoar
– Galeria Olido
Av. São João, 473 – República – São Paulo – SP – CEP 01035-000
09 a 12 de maio de 2013
Quinta, Sexta e Sábado, às 20h; Domingo às 19h
Ingressos: Grátis (retirar uma hora antes)
Duração: 60 minutos  

– FUNARTE – Sala Renée Gumiel
Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos -São Paulo – SP
17 a 19 de maio de 2013
Sexta e Sábado, às 20h; Domingo, às 19h
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia). Bilheteria aberta uma hora antes do espetáculo
Duração: 60 minutos 

Mostra “Rastros Deslugares
Galeria Olido
Av. São João, 473 – República – São Paulo – SP – CEP 01035-000
09 a 12 de maio de 2013
Quinta, Sexta, Sábado, e Domingo, das 10 às 21h30
Ingressos: Grátis (retirar uma hora antes)