Espetáculo ‘Adeus corpo gentil, morada do meu desejo’, da Cia. Danças Claudia de Souza estreia no Kasulo Espaço de Arte e Cultura

Cia Danças Claudia de Souza_Adeus corpo gentil, morada do meu desejo_Foto de Noélia Nájera_M

O espetáculo “Adeus corpo gentil, morada do meu desejo”, da Cia. Danças Claudia de Souza estreia no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), no Kasulo Espaço de Arte e Cultura, na Barra Funda. As apresentações gratuitas acontecem até domingo (28). A montagem é uma revisitação do espetáculo “Corpo: Desejo e Consumo”, desenvolvido pela companhia em 1999, a convite do Itaú Cultural para integrar o evento “Cotidiano/Arte: Consumo”.

Mais do que uma releitura, a coreógrafa e diretora Claudia de Souza buscou em “Adeus corpo gentil, morada do desejo” uma correlação entre o desejo e o ato de consumir, tendo o corpo como um instrumento de desejo, manifestando-se como objeto e como criador de impulsos e sensações.

Claudia de Souza buscou referência em obras de diversas áreas, levando os intérpretes para um ambiente no qual a investigação de sensações e emoções, de formas e de movimentos dão origem às relações onde os sentidos são constantemente estimulados.

A Cia. Danças Claudia de Souza desenvolve sua trajetória no cenário da dança há 20 anos por meio de uma intensa atividade que tem como foco a pesquisa, criação, difusão e formação cultural, com a construção de uma linguagem própria e trabalhos que exploram questões ligadas ao contexto sociocultural brasileiro, relevantes para a formação de sua identidade corporal.

O espetáculo “Adeus corpo gentil, morada do meu desejo” faz parte do “Projeto Danças 20 anos”, contemplado pelo 18º edital da lei do Fomento à Dança da cidade de São Paulo.

Sobre a Cia Danças Claudia de Souza

A Cia. Danças Claudia de Souza desenvolve sua trajetória no cenário da dança há 20 anos por meio de uma intensa atividade que tem como foco a pesquisa, criação, difusão e formação cultural, com a construção de uma linguagem própria e trabalhos que exploram questões ligadas ao contexto sociocultural brasileiro, relevantes para a formação de sua identidade corporal.

Com o intuito de utilizar a individualidade do intérprete, absorvendo e transitando por diversas técnicas corporais, Claudia de Souza e Cia. Danças, em 1996, dão início a um processo de pesquisa que visa o resgate de uma identidade corporal brasileira, através da criação de um corpo e de um processo de criação híbridos que envolvem a criatividade, a técnica, o estudo, a experimentação e a subjetividade como forma de retratar a diversidade expressiva da cena contemporânea, entendendo a cultura como um conjunto de manifestações que se referem a tudo aquilo que nós humanos colocamos no mundo.

Iniciou-se um diálogo com a cultura popular, primeiramente com a Capoeira que proporcionou ao bailarino um novo olhar para o movimento explorado até então. A dramaturgia desenvolvida nos trabalhos da Cia Danças surge através de estímulos que propõe ao bailarino entrar em contato com sua história pessoal e com a memória cultural que nele se inscreve. O corpo buscado pela companhia retrata esta história e sua cultura, determinando a maneira como ele percebe e se insere no mundo, entendendo que não podemos agir ou interagir se não for através deste veículo.

A Cia Danças Claudia de Souza consolida sua trajetória artística, construindo uma linguagem baseada na investigação de um corpo brasileiro, através do resgate de nossa cultura e da ressignificação de códigos e conceitos, trazendo à tona questões sobre técnica, estética, identidade e representação social numa experiência relacional que perpassa o social, o histórico, o político e o simbólico.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Claudia de Souza
Assistente de Direção: Cristiana de Souza
Elenco: Bruna Petito, Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro, Yeda Peres, Felipe Lwe, Rodrigo Rivera, Valffred Souza e Malcolm Matheus Freitas.
Bailarino pré-profissional : Carolina Tomaz e Lucas Oliva.
Bailarino aprendiz: Rozmari Araruna e Douglas Salgado.
Fotos: Noélia Nájera
Iluminador: Décio Filho
Coordenação de Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção)
Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro

SERVIÇO

Adeus corpo gentil, morada do meu desejo
Cia Danças Claudia de Souza
De 25 a 28 de fevereiro de 2016
Quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo, às 19h
Local: Kasulo Espaço de Arte e Cultura
Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Duração: aproximadamente 1 hora.
Classificação: 16 anos
Lotação: 35 lugares

Deixe uma resposta