Escola de Dança de São Paulo faz maratona de mais de nove horas de apresentações na Praça das Artes

Escola de Dança de São Paulo_Sonho de Valsa_foto Sylvia Masini
Cena de Sonho de Valsa | Foto: Sylvia Masini

Centenas de alunos participam das atividades, com aulas, coreografias, exercícios de improvisação etc., tudo aberto ao público e com entrada gratuita.

Um dia inteiro de muitas atividades. Alunos da Escola de Dança de São Paulo realizarão na terça-feira (28/6) uma mostra aberta de aulas, acrobacias, coreografias e improvisação na Marquise da Praça das Artes. Ao todo, mais de 370 meninos e meninas participam da programação, que começa às 9h e vai até as 18h30. O objetivo é compartilhar com quem estiver passando pelo centro de São Paulo a experiência pedagógica e artística vivida no 1° semestre em sala de aula.

“A presença do público é parte importante no processo de aprendizado dos alunos, mesmo que apresentado em formato de mostra e aulas abertas”, afirma Susana Yamauchi, diretora da Escola de Dança de São Paulo.

A mostra tem início às 9h, quando alunos do terceiro ano fazem uma demonstração das etapas de composição de uma coreografia. Durante 30 minutos, eles trabalharão a experimentação de movimentos, a imaginação e a compreensão do espaço cênico. Logo em seguida, das 9h35 às 10h45, as turmas dos primeiros anos exibirão algumas acrobacias realizadas dentro das salas de aula como pontes, paradas de mão e estrelas. Os futuros bailarinos são estimulados a praticarem esses movimentos logo que são aprovados no teste e entram na escola durante as aulas da disciplina “Iniciação à Dança e Jogos e Acrobacias”.

No período da tarde, as atividades acontecerão de hora em hora. Às 13h30, os alunos do 8° e 9° ano realizam exercícios de improvisação, acompanhados por músicos. O tema é a ópera-pop “100 objetos para representar o mundo”, de Peter Greenaway, composta em 1970, que narra a história do solitário Thorope que recebe a missão de explicar a Adão e Eva o que a Terra e a humanidade fizeram no último milênio.

Em seguida, as turmas do 5°, 7° e 8° anos exibirão combinações de sequências desenvolvidas nas aulas de balé clássico, além de uma aula comentada de técnica de dança contemporânea e outra de dança moderna.

Já os alunos do 7° ano dançarão um trecho da Coreografia “Baque”, de Mário Nascimento, às 16h30. A peça demonstra o impacto que os nordestinos sofrem ao migrarem para uma grande cidade. A obra foi escolhida para ser trabalhada durante a aula de repertório. O objetivo é fazer com que o jovem se aproprie das sequências coreográficas e vá além, pesquisando a trajetória do coreógrafo, contexto de criação, interpretação, execução e aprimoramento técnico.

O encerramento da maratona acontece às 17h15 com alunos do 6º e 7º ano apresentando movimentos extraídos das aulas de composição. A iniciativa é para estimular a noção de tempo e espaço, dois temas recorrentes da dança.

ESCOLA

A Escola de Dança de São Paulo é há mais de 75 anos o principal centro de ensino de dança do município de São Paulo, com cursos oferecidos sem custos a crianças, jovens e adultos. No Programa de Formação em Dança, o aluno desenvolve sua vocação artística e técnica em nove anos, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. A Escola também oferece os Cursos Livres abertos à comunidade e ministrados pelo mesmo corpo docente.

Criada em 1940 com o nome de Escola Municipal de Bailado, tinha inicialmente como objetivo formar bailarinos amadores para suprir os bailados das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras que se apresentavam no Theatro Municipal e em outros teatros.

Em maio de 2011, a Escola Municipal de Bailado passou a chamar Escola de Dança de São Paulo. Atualmente atende mais de 800 alunos vinculados a uma proposta curricular ampla e especializada em dança. Administrada pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo desde 2012, a Escola passou em 2014 a integrar a Diretoria de Formação da Fundação e a ocupar três andares da Praça das Artes, após décadas sob o Viaduto do Chá.

PROGRAMAÇÃO

09h às 9h30

Mostra de Processos Criativos Composição – 3º AB (Prof. Adriana Guidotte / Músicos Celso Nascimento e Neném)

Os alunos exploram caminhos possíveis para a criação e composição em dança através da experimentação de movimentos, da ação do imaginar e da compreensão do espaço cênico, ampliando seu olhar para a dança e para as diversas maneiras de se fazer presente nelas.

09h35 às 10h45

Mostra de Jogos e Acrobacias e Iniciação à Dança – 1º ABC (Profs. Yeda Peres e Luciana Nunes / Músicos Bráulio Vidile e Cláudia Padilha)

Agrupamento das turmas dos 1ºs anos para encerramento do processo de aprendizado do 1º semestre nas disciplinas de Iniciação à Dança e Jogos e Acrobacias.

13h30 às 14h40

Improvisação – 8º A e 9º A (Prof. Samuel Kavakerski / Músicos Neném, Celso Nascimento, Bráulio Vidile, Denis Duarte e Matheus Alvisi)

Proposta de improvisação estimulada pela ópera-pop “100 objetos para representar o mundo” de Peter Greenaway.

14h40 às 15h

Mostra de conteúdos da Aula de Balé Clássico – 7º AB (Prof. Duda Braz / Músico Cristina Carneiro)

Apresentação de combinações de sequências desenvolvidas nas aulas de Balé Clássico do último ano do Ciclo Intermediário. Evolução técnica, amadurecimento na compreensão das sequências e desempenho artístico e musical são alguns dos focos abordados.

15h às 15h30

Mostra de Aula de Dança Contemporânea – 5ºs anos ABC (Prof. Flávio Lima / Músico Neném e Celso Nascimento)

Demonstração comentada de uma aula de Técnica de Dança Contemporânea, finalizada por uma mostra de frases coreográficas.

15h30 às 16h

Mostra de Aula de Dança Moderna – 7ºs anos AB (Prof. Letícia Tadros / Músico Neném)

Demonstração de aula de Dança Moderna, embasada no estudo da técnica da coreógrafa Martha Graham, com foco na exploração do vocabulário através dos princípios de contração / release, torção e respiração.

16h às 16h30

Atelier de Técnica e Criação em Dança Contemporânea – Curso Livre Adulto (Prof. Luciana Carvalho / Músicos André Moraes e Denis Duarte)

Mostra de Aula e Mostra de Composição Coreográfica: “Clareira…que é ver-se”. Criação a partir das pesquisas de movimento e registros expressivos-poéticos elaborados pelos alunos.

16h30 às 16h35

Mostra de Repertório Contemporâneo – 7º B (Prof. Fernando Machado)

Apresentação de excerto da coreografia “Baque”, de Mário Nascimento, desenvolvido em aula com os alunos do 7º B. Trilha sonora de Fábio Cardia.

16h35 às 17h10

Mostra de Aula de Balé Clássico – 8º A (Prof. José Ricardo Tomaselli / Pianista Euzeli Freitas)

Aquecimento na barra e desenvolvimento de sequências no centro na técnica de Balé Clássico.

17h15 às 18h30

Processos Criativos Composição – 6ºABC e 7º AB (Prof. Sandra / Músicos Denis Duarte, Celso Nascimento, Nenem, Braulio Vidile e Matheus Alvisi)

Mostra de materiais processuais extraídos das aulas de Composição.

6ºs anos: vivências com dinâmicas de tempo.
7ºs anos: vivências no espaço

SERVIÇO

Mostra Aberta da Escola de Dança de São Paulo
Dia 28 de junho de 2016
Terça, das 09h às 18h30.
Local: Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis

Deixe uma resposta