Encontro de Dança Contemporânea

Encontro de dança contemporânea

A Pulsarte Dança e Produções realiza no dia 17 de maio de 2014 o I Encontro de Dança Contemporânea.

Este momento tem o objetivo de estimular e propor ao artista diferentes perspectivas em um processo criativo. Quatro profissionais das artes, indicarão ferramentas que podem contribuir na busca do interprete para uma melhor performance.

Conteúdo e Currículos resumidos:

João Pirahy

Iniciando o encontro, João Pirahy desenvolverá uma proposta de preparação corporal por meio de ferramentas da dança contemporânea visando despertar os corpos dos participantes para os movimentos técnicos, expressivos e criativos.

Currículo: João Pirahy é bailarino, professor, coreógrafo e diretor do Coletivo de Sonhos. Atuou em Raça Cia de Dança de São Paulo (Roseli Rodrigues), C.D.A. Cia de Dança do Amazonas (Ivonice Satie), B.T.C.A. Balé do Teatro Castro Alves Bahia (Antonio Carlos Cardodo), Distrito Cia da Dança em Ribeirão Preto (Paty Brow) e Cia Corpos Nomades/ São Paulo. Artista Docente na Pulsarte.

Edson Fernandes

Pretende propor exercícios de investigação corporal a partir de elementos das Artes Visuais. Terá como enfoque, o estudo das qualidades dos movimentos corporais propostas por desenhos, rabiscos e traços em consonância com o tempo e o espaço.

Currículo: Edson Fernandes é dançarino, coreógrafo e artista plástico. Mora e trabalha em São Paulo onde desenvolve sua pesquisa artística que é baseada numa autonomia e propriedade corporal de cunho contemporâneo. Atualmente é diretor e orientador do Projeto+1coletivo.

Tutto Gomes

No terceiro momento, Tutto Gomes, na busca pelo corpo cênico, explorará as potencialidades criativas de cada participante visando a construção de cenas e células coreográficas por meio de jogos teatrais, improvisação e sequências coreográficas, agregando as ferramentas trabalhadas neste encontro e as advindas das experiências pessoais de cada participante.

Currículo: Tutto Gomes é ator, bailarino, coreógrafo e diretor. Sua primeira experiência profissional na dança, deu-se no Ballet de Londrina (PR). Posteriormente, integrou o Balé do Teatro Castro Alves (Salvador/BA), e por 12 anos fez parte do elenco do Balé da Cidade de São Paulo. Atualmente, cursa o último ano da Escola Superior de Artes Célia Helena, e em parceria com João Pirahy, faz direção cênica e também coreografa para o Coletivo de Sonhos (São Paulo/SP).

Flávia Brassarola Borsani

O último momento desta experiência trata-se de uma mesa redonda entre os participantes do I Encontro de Dança Contemporânea mediado pela pesquisadora Flávia Borsani, a fim de proporcionar um momento de reflexão a partir do fazer da dança. A discussão terá como enfoque os papeis de bailarinos e coreógrafos na dança contemporânea.

Currículo: Flávia Brassarola Brsani: Mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da UNESP; Licenciada e Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa-MG; Curso Técnico-Habilitação Bailarino: CAD (Centro Avançado de Dança-Ribeirão Preto-SP). Atualmente é integrante da Cia Coletivo dos Sonhos, sob direção de João Pirahy, professora de Artes do Colégio Franciscano Pio XII e professora de Dança Contemporânea do Ballet Thatiana Orite. Foi Assistente de Direção e ensaios da Cia de Dança WAGNER ALVARENGA; Professora de Ballet Clássico e Coordenadora do Programa Tim Arteducação na área de Dança na cidade de Viçosa-MG (2009); Produtora Artística Cultural na Divisão de Assuntos Culturais(PEC/DAC-UFV); Professora substituta do Curso de Dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa (MG); Bailarina integrante do Grupo Êxtase de Dança (Viçosa/MG).

Maiores informações e inscrições, através do site www.pulsarte.com.br, no menu Eventos.