Em comemoração aos 15 anos da Eduardo Severino Cia de Dança e 11 anos de Usina das Artes, grupo apresenta IN/compatível? e Bundaflor Bundamor

Eduardo Severino Cia de Dança_ Incompativel_Foto Natália Utz_m
Cena de IN/compatível? – Foto: Natália Utz

Para comemorar os 15 anos de trabalho ininterruptos da Eduardo Severino Cia de Dança e os 11 anos da Usina das Artes, a cia de dança apresenta os espetáculos IN/compatível? – dia 03/09, às 19h – e Bundaflor Bundamor – dia 04/09, às 19 -, para confraternizar este momento especial. Ambos espetáculos não terão valor de ingresso estipulado, contando com a contribuição espontânea colaborando com os artistas da Cia.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

IN/compatível?

IN/compatível? Teve estréia no ano de 2005 no primeiro ano de projeto Usina das Artes e em 2016 em comemoração aos 15 anos da Cia. resolvemos remontar este trabalho que é um dos mais emblemáticos de nossa trajetória, além do núcleo artístico principal da Cia. Luciano Tavares e Eduardo Severino fazem parte desta remontagem os criadores/intérpretes Andrew Tassinari e Viviane Gawazee.

O trabalho retrata de maneira bem humorada e com muita ironia a robotização da união entre quatro personagens através de uma linguagem contemporânea, com quatro personagens que se entrelaçam em seus sentimentos. Em cena, os quatro intérpretes negociam seus sentimentos atrás de uma escrivaninha que também é cama, que também é chão, os seres negociadores do amor trajam um figurino pop que sugere um mundo mecanicista com relações vazias e distantes, onde os corpos ficam evidenciados no intuito de questionar o culto ao corpo existente em nossa sociedade, o mecanicismo de nossas relações e a robotização de nossos comportamentos cotidianos.

A abundância de imagens e sensações sugeridas pelo cotidiano e a aridez e artificialidade nas relações humanas foi o ponto de partida para a pesquisa coreográfica e para a remontagem/recriação desta obra.

FICHA TÉCNICA

Concepção Coreográfica: Eduardo Severino e Luciano Tavares
Criadores/Intérpretes: Andrew Tassinari, Viviane Gawazee, Luciano Tavares e Eduardo Severino
Idéia de elementos cênicos: Luciano Tavares e Eduardo Severino
Consultoria de Figurino: Luciane Castro
Figurino: elenco
Consultoria Estética Óptica: Luís Henrique
Trilha Sonora pesquisada por Luciano Tavares: Evelyn Glennie, Operation Phoenix, John Hanks/Indigo, Candeia
Operação de som/bilheteria: Luciane Soares
Desenho de Luz: Kyrie Lucas Isnardi/ Luka Ibarra
Projeto Gráfico: Adriana Sanmartin
Fotografia: Natalia Utz
WebDesign: Luciano Tavares
Mixagem: Driko Oliveira/Jorge Foques
Registro audiovisual: João Gabriel de Queiros
Realização: Eduardo Severino Cia de Dança/Lucida Desenvolvimento Cultural.

Bundaflor Bundamor

A obra discorre sobre a Bunda. Utilizamos como inspiração para a pesquisa coreográfica, textos do livro do historiador francês Jean Luc Henning, “A breve história das nádegas”. Bundaflor, Bundamor propõe um olhar diferenciado a essa parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, o seu desenho e as suas possibilidades motoras. A bunda brasileira, formada graças à herança genética africana, é massa carnal rebolante que mostra a nossa alegria mestiça, em algumas manifestações mais originais. Eduardo Severino, Luciano Tavares, Mônica Dantas abordam com humor o imaginário brasileiro, brindando nos movimentos de seus corpos para além da banalização dos elementos que compõem o real e o simbólico desse universo. “Como dizia Drummond, é o milagre de ser duas em uma, plenamente, e bunda é a bunda, redunda. E bem como viu Jean-Luc Henning em sua Breve história das nádegas, a bunda é barroca, sim: a bunda é barroca. Curva e plenitude”.

FICHA TÉCNICA

Concepção coreográfica: Eduardo Severino e Luciano Tavares
Intérpretes/criadores: Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas
Trilha musical: “Não me diga adeus”/Aracy de Almeida; “Melô de piripiri”/Gretchen
Pesquisa musical: Luciano Tavares
Mixagem: Jorge Foques
Figurino: Elenco
Iluminação/Operações: Ana Paula Reis
Fotos: Ines Correa
Realização: Eduardo Severino Cia. de dança – Lucida Desenvolvimento Cultural.

SERVIÇO

IN/compatível? e Bundaflor Bundamor
Eduardo Severino Cia de Dança
Dias 03 e 04 de setembro de 2016
Sábado e domingo, às 19h
Local: Sala 209 / Usina do Gasômetro / Porto Alegre
Ingresso: Contribuição espontânea colaborando com os artistas da Cia
Informações: http://eduardoseverinociadedanca.wordpress.com

IN/compatível?
03 de setembro de 2016
Sábado, às 19h

Bundaflor Bundamor
04 de setembro de 2016
Domingo, às 19h

Realização: Eduardo Severino Cia de Dança/Lucida Desenvolvimento Cultural
Apoio/colaboradores: HASHI Art Cuisine/SatedRS/ Pizza do Pão/ Sustain Produções/ TVE e FM cultura/ La Pizza Mia/ Usina do Gasômetro/ Usina das Artes/ Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Ânima Cia de Dança/ Rincão da Saúde/ Vineta Estúdio/ Lucida Desenvolvimento Cultural.