Editora CRV lança o livro Métodos do Balé Clássico: História e consolidação

Livro Método do balé classico 2

Esta obra é resultado da dissertação de Mestrado de Caroline Konzen Castro (defendida no CEFET/MG em 2014) e tem como objetivo investigar o processo de consolidação dos quatro Métodos ou das quatro Escolas de balé, de maior notoriedade no Brasil e no mundo, a saber: a Escola Italiana, da qual faz parte o Método Cecchetti; a Escola Francesa ou o Método Francês; a Escola Russa, da qual faz parte o Método Vaganova e a Escola Inglesa, da qual faz parte o Método Royal Academy of Dancing (RAD), renomeado, em 2001, como Royal Academy of Dance. Para alcançá-lo, foi efetuada uma pesquisa histórica sobre o contexto que levou tais métodos a se desenvolverem e se tornarem mundialmente conhecidos. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema, quando foram consultadas obras publicadas no Brasil e no exterior, predominantemente obras em língua inglesa. A partir disso, realizou-se uma pesquisa mais detalhada sobre o contexto de formação de cada método em questão.

Verificou-se que escrever sobre a história do processo de consolidação dos quatro métodos mais conhecidos de balé, a saber, o Francês, o Italiano, o Russo e o Inglês implicou entendê-los sob as perspectivas social, cultural e política. Várias questões foram colocadas em debate como, por exemplo, o fato de o balé ter surgido e tomado relevância durante os séculos XVII, XVIII e XIX, em meio a todas essas perspectivas. O resultado foi a observação de um intenso diálogo entre as diversas singularidades e a consolidação de métodos cujos meandros enraízam-se no espaço político-cultural dos países que os conceberam.

Publicado pela Editora CRV o livro Métodos do Balé Clássico: História e consolidação aborda, em 190 páginas, um tema ainda do qual não se tem publicação anterior em nosso país, que é a consolidação dos quatro Métodos ou das quatro Escolas de balé de maior notoriedade no Brasil e no mundo.

O livro já está a venda através do site da Editora CRV (clique aqui para ser direcionado), por apenas R$ 46,90.

SOBRE CAROLINE KONZEN CASTRO

Caroline Konzen Castro é bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora da dança. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET/MG, com pesquisa sobre História do Balé Clássico. Também participou do Mestrado em Dança com habilitação em Coreografia, como aluna visitante, pela Hochschulübergreifendes Zentrum Tanz Berlin. Atualmente é doutoranda do programa de Doutorado em Educação da Technische Universität Dresden, na Alemanha. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: Ensino de Balé Clássico, Métodos de Balé e História da Dança.