E² Cia de Teatro e Dança apresenta BLUE, livremente inspirada na obra do artista britânico Chris Ofili

e%c2%b2-cia-de-teatro-e-danca_blue_foto-de-rodrigo-eloi-leao_m
Foto: Rodrigo Eloi Leão/DIvulgação

BLUE é o mais novo trabalho da E² Cia de Teatro e Dança sob a direção de Eliana de Santana e inspirado na obra plástica do artista britânico Chris Ofili. Esta peça de dança faz uma reflexão poética sobre a cor azul, filtrada pela música blues, herança dos escravos negros no Delta do Mississipi.

Em algum lugar entre os acordes ancestrais da música blues e a tinta azul de Ofili, nasce esta dança BLUE. Reflexões estéticas e sociais são os motivos inspiradores nesta conversa com o azul que, assim abordado, se transforma em cor-referência e em apoio poético para os dizeres coreográficos do corpo e da cena.

Na obra de Ofili, crítica social e humor, ironia e exuberância estética, referências ao mundo pop e à ancestralidade africana, são temas constantes que, embora pareçam contraditórios, surgem misturados em suas pinturas. Em muitas de suas obras, Ofili utiliza de forma abundante a cor azul, uma referência para a criação deste trabalho de dança, cujo nome BLUE, remete também à música blues, um estilo musical que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, que nasce dos cantos religiosos e têm sua origem entre os negros que trabalhavam nas plantações de algodão no Delta do Mississipi. Em uma das pinturas de Chris Ofili intitulada “Iscariot Blues”, vemos emergir de um azul misterioso e intenso, a figura de um enforcado – ao fundo, uma banda de blues.

Essas referências estéticas e históricas configuram-se como elementos essenciais à composição cênica, traduzindo-se como motor-propulsor para o movimento na criação desta dança BLUE.

Projeto contemplado pela 19ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral – Eliana de Santana.
Direção de Arte – Hernandes de Oliveira.
Criadores/Intérpretes – Eliana de Santana, Kanzelumuka, Rodrigo Eloi Leão, Hernandes de Oliveira e Dogma (o cão).
Criação de Iluminação e Espaço Cênico – Hernandes de Oliveira.
Figurinos – Eliana de Santana.
Produção Executiva – MoviCena Produções Artísticas.
Produção – E² Cia de Teatro e Dança.
Duração – 40 minutos.
Faixa etária recomendada – 16 anos.

SERVIÇO

BLUE
E² Cia de Teatro e Dança
Dias 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2016
Quinta a sábado, às 20h30h, domingo, às 19h
Local: Kasulo – Espaço de Arte e Cultura
Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo – SP
(próximo ao metrô Marechal Deodoro)
Ingresso: Grátis