Dança: Uma Incrível Aventura!

A palavra “Repertório”, quando relacionada com a Dança, faz as pessoas logo pensarem nos chamados “Ballets de Repertório” produzidos no século XIX. Seu significado porém é muito mais amplo do que se imagina… Algumas definições que podem ser dadas são:

– Conjunto de obras encenadas por uma companhia com certa frequência, independente do período em que elas foram produzidas.

– No Ballet pode ser toda peça que contenha alguma narrativa.

“Delicada, toda de branco e na ponta dos pés. Essa é a imagem da bailarina que toda menina sonhou um dia ser.”
Inês Bogéa

Os Ballets narrativos, gênero também conhecido como “Ballet de Ação”, surgiram no final do século XVIII, e com o passar do tempo foram evoluindo, ganhando novas formas de expressão com o passar dos anos.
Nesta nova seção, nós iremos abordar essas histórias que passaram de geração em geração até chegar nos dias de hoje, mas não se restringindo apenas ao que é contado em cena, mas também o que se passa por trás dela: sua origem, as ideias que levaram a concepção da obra, qual foi o caminho percorrido para que ela viesse a se tornar o que é hoje, sua música, sua coreografia… Uma verdadeira aula de História da Dança e da Música, uma volta ao passado para entendermos a Dança dos dias atuais.

Prontos para embarcar nessa emocionante aventura?