Cooperativa Paulista de Dança comemora 10 anos com 3ª edição do Prêmio Denilto Gomes

A terceira edição do Prêmio Denilto Gomes de Dança acontece dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 20h30, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e já tem a lista de premiados divulgada. A comissão de seleção é composta por Ana Ponzio, Kátia Calsavara e Renata Xavier, que durante todo o ano acompanharam as estreias das produções. Nicolle Mahier e Robson Quintini apresentam o Prêmio.

image001

O Prêmio Denilto Gomes de Dança foi criado pela Cooperativa Paulista de Dança em 2013 e surgiu com o propósito de não somente reconhecer o artista da dança pelo árduo trabalho de pensar, refletir, criar, produzir, difundir sua arte, mas também o de ampliar as ações da entidade.

Neste ano de 2015, onde a Cooperativa Paulista de Dança (presidida por Sandro Borelli), também comemora seus 10 anos de fundação, consolida o Prêmio Denilto Gomes como um dos poucas premiações voltadas única e exclusivamente para a classe da dança.

 

PRÊMIO DENILTO GOMES 2015
Relação de Premiados

Personalidade da Dança
Ruth Rachou

Trajetória em Dança
Ballet Stagium

Difusão da Dança
Mariana Muniz

Coreografia
Jussara Miller por Nada pode Tudo

Espetáculo de Dança
Casa Vazia

Intervenção em Espaço Urbano
Grupo GRUA

Criação Solo
Henrique Lima por O Último Dia

Intérprete Feminino
Paula Zonzini por Stage Proof

Intérprete Masculino
Alex Merino por Não te abandono mais, morro contigo

Bailarina Revelação
Beatriz Sano por SIM

Trilha Sonora
Christian Laszlo por Nada pode Tudo

Desenho de Luz
Fábio Retti por Casa Vazia

Produção em Dança
Cristiane Klein

Atuação Política na Dança
Carlos Zarattini
(Deputado Federal – PT)

 

Sobre os 10 anos da Cooperativa Paulista de Dança

 

Nos últimos dez anos a Cooperativa Paulista de Dança vem construindo uma história de fortalecimento da Dança paulistana e paulista, com parcerias com entes das diversas esferas. A organização de grupos independentes de dança na cena paulista promove maior interlocução entre artistas e sociedade, promovendo a formação de um público crítico para as diversas linguagens artísticas.

Além disto, a CPD se tornou ao longo deste período, uma instituição não só representativa de seus cooperados como também uma propositora de programas, leis e ações, cujos beneficiados extrapolam seu quadro social. E, para celebrar uma década de atividades a CPD promoveu durante o último mês de novembro uma série de atividades.

A primeira delas foi o Encontro Nacional de Gestores de Dança, que contou com a participação de mais de quarenta gestores culturais na área da dança de diversas regiões do país e promoveu as trocas de informações e ações construídas para os avanços nas diversas propostas de políticas públicas para a área no âmbito da Política Nacional das Artes – Funarte/MinC.

A circulação de espetáculos de dança, as rodas de conversa e os workshops pela periferia da cidade de São Paulo que tiveram início no último dia 20/11 promovem a interlocução dos artistas com o público pouco participativo nas apresentações em regiões centrais da cidade e ampliam os debates sobre dança e suas ações na sociedade bem como a sua formação.

Para findar os festejos um importantíssimo momento: a realização do III Prêmio Denilto Gomes de Dança, consolida esta iniciativa da CPD que premia os artistas e personalidades da Dança Paulista.

PRÊMIO DENILTO GOMES
Dia 10 de dezembro de 2015
Quinta-feira, às 20h30
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Endereço: Baixos do Viaduto do Chá, SN, Centro, São Paulo – SP