Contemplado com Prêmio Funarte Artes na Rua, CorpoAr vai de encontro ao público em espaços abertos da cidade de São Paulo

CorpoAr 1 - foto Lígia Rizzo
Foto: Lígia Rizzo

CorpoAr é um trabalho de dança solo, em espaços abertos em que o intérprete-criador Pedro Penuela procura dançar com o ar/vento como com um outro corpo. A princípio, ser movido por cada mínima transição (vetor, mudança de direção e intensidade) do ar, e então, desdobrar essa movimentação. As apresentações acontecem em diversos pontos da cidade de São Paulo/SP, entre os dias 29 de outubro e 05 de dezembro de 2015. O projeto foi contemplado com Prêmio Funarte Artes na Rua – 2014.

SINOPSE

Das realidades materiais que podemos perceber, o ar é a matéria mais sutil e menos evidente. Quase invisível e pouco acessível aos sentidos – senti-lo exige um alargamento da atenção e da presença, exige que a percepção se torne mais precisa e matizada. A precariedade desse “objeto” pouco apreensível dilata o tempo, produz silêncios. Enfocá-lo pode abrir “micropercepções” e a relação com certo campo em que somos nuvem, partículas, fluxo, sem forma ou fronteira.

Quero dançar com o ar como com um corpo. O ar é um outro corpo – e no entanto não é coisa, nem objeto, não tem fronteira, nem perfis, nem faces, nem rosto. O ar é incorpóreo e no entanto é corpo, pois que se move, se desloca, cria espaço, tal como o corpo que dança, e pode ser sentido, tateado, deslocado e transformado pela presença de nosso corpo.

FICHA TÉCNICA

Intérprete-criador: Pedro Penuela
Produção: Guilherme Giannotti
Provocação cênica e preparação corporal: Gisele Calazans e Patrícia Noronha
Figurino: Pedro Penuela e Juliana Nunes
Design gráfico: Aline Temóteo
Fotografia: Arô Ribeiro
Vídeo: Pedro Ivo de Carvalho

SERVIÇO

CorpoAr
Com Pedro Penuela
De 29 de outubro até 05 de dezembro de 2015
Programação:

29/10 (quinta) – 18h
Av Paulista – Vão livre do MASP

7/11 (sábado) – 11h
Parque do Jaraguá

8/11 (domingo) – 18h
Praça Cel. Custódio Fernandes (Praça Pôr do Sol)

13/11 (sexta) – 18h
Largo 13 de Maio (Santo Amaro, SP)

22/11 (domingo) – 11h
Viaduto do Chá (Centro, SP)

28/11 (sábado) – 16h
Parque do Jaraguá

4/12 (sexta) – 8h
Avenida Paulista – Vão livre do MASP

5/12 (sábado) – 18h
Praça Cel Custódio Fernandes (Praça Pôr do Sol)