Confirmado datas e ballets para a Temporada 2018-19 do Ballet Bolshoi no Cinema, que serão exibidos no Brasil

As temporadas de ballets no cinema já fazem parte da programação do cinema nacional há alguns anos, e já são esperadas por muitos amantes da dança. E a temporada 2018/2019 do Ballet Bolshoi no Cinema já está confirmada e com os ballets definidos, onde diferente da programação exibida no exterior, contará, para nossa alegria, com um ballet a mais, Coppélia.

Esta temporada apresenta os maiores clássicos para uma experiência de cinema excluisiva com os diretores do Bolshoi e o corpo de baile. Cinco ballets clássicos (La Sylphide, Dom Quixote, Coppélia, La Bayadère e A bela adormecida) serão apresentados juntamente com o amado conto de Natal O Quebra-Nozes e o balé jazzístico A Era de Ouro, que só pode ser visto no Bolshoi. Carmen Suite-Petrushka, a nova criação de Edward Clug fechará a temporada, com dois personagens muito populares. O Bolshoi continua a ser a referência inabalável do balé hoje.

Confira abaixo a programação brasileira da temporada 2018/19 do Bolshoi Ballet no Cinema, gravado ao vivo em Moscou e com exibição às quintas, 19h, e domingos, às 14h.

Coppélia

22 e 25 de novembro de 2018
Livre | 165 min
Direção: Sergei Vikharev

Swanhilda percebe que seu noivo Franz está apaixonado pela bela Coppélia, que senta para ler em sua varanda todos os dias. Quase fazendo o casal terminar, Coppélia não é o que parece e Swanhilda decide ensinar uma lição a Franz… A versão única de Coppélia do Bolshoi exibe uma reconstrução fascinante da coreografia do século 19 dessa comédia exuberante envolvendo uma corajosa heroína, um noivo imaturo e um velho fabricante de bonecas. O deslumbrante corpo de balé brilha nos “divertissements” e na famosa “valsa das horas” e seus bailarinos principais contam com uma energia juvenil em abundância e humor irresistível nessa produção efervescente.

La Sylphide

27 e 30 de dezembro de 2018
Livre | 120 min
Direção: Johan Kobborg

No dia de seu casamento, o jovem Scotsman James é acordado com um beijo de uma criatura alada etérea, uma Sílfide. Fascinado com sua beleza, James arrisca tudo em busca de um amor inalcançável… La Sylphide é um dos mais antigos balés do mundo, um tesouro no estilo Bournonville dinamarquês. Remontado para o Bolshoi por Johan Kobborg, expert em Bournonville, essa produção é a irrevogável obra-prima romântica.

Dom Quixote

10 e 13 de janeiro de 2019
Livre | 175 min
Direção: Alexei Fadeyechev

Inspirados nos atos heroicos de cavaleiros corajosos, Dom Quixote de la Mancha e seu fiel servo Sancho Pança partem em uma aventura para encontrar sua mulher ideal, Dulcinéia. O heroi de Cervantes ganha vida na apresentação aclamada pelos críticos desta grande performance do balé Bolshoi. Com confiança e técnica brilhante, os dançarinos principais Ekaterina Krysanova (Kitri) e Semyon Chudin lideram (Basilio) o elenco espetacular de toureiros, dançarinos de flamenco, ciganos e dríades em uma dança virtuosa que traduz o Bolshoi em sua essência. Captado ao vivo em 10 de abril de 2016.

O Quebra-Nozes

07 e 10 de fevereiro de 2019
Livre | 140 min
Direção: Yuri Grigorovich

Na véspera de natal, o boneco quebra-nozes de Marie se transforma magicamente em um príncipe e sua magnífica aventura começa. O clássico de natal retorna para o palco majestoso do Bolshoi para uma transmissão ao vivo de uma história atemporal, O Quebra-Nozes, levando o público de todas as idades em uma jornada mágica por um mundo de completo encantamento com flocos de neve dançantes e bonecos que ganham vida, acompanhados da amada trilha sonora de Tchaikovsky.

La Bayadère

28 e 31 de março de 2019
Livre | 200 min
Direção: Yuri Grigorovich

A dançarina do templo Nikiya e o guerreiro Solor se apaixonam perdidamente, dando lugar a calorosas paixões e intrigas assassinas quando Rajah e sua filha Gamzatti descobrem seu amor proibido. La Bayadère é uma das maiores obras da história balé clássico – uma história de amor, morte e julgamento vingativo situado na Índia. Cenários e figurinos deslumbrantes, e uma das cenas mais icônicas do balé, o “Reino das Sombras” ilumina o conto trágico do amor da dançarina do templo Nikiya pelo guerreiro Solor, e sua redenção definitiva. Imperdível!

A Bela Adormecida

25 e 28 de abril de 2019
Livre | 170 min
Direção: Yuri Grigorovich

A princesa Aurora cai sob a maldição da fada malígna Carabosse em seu aniversário de dezesseis anos, caindo em um sono profundo de cem anos. Somente o beijo de um príncipe poderia quebrar o feitiço. Um brilhante balé de conto de fadas performado pelo Bolshoi, A Bela Adormecida apresenta diversos personagens mágicos, incluindo fadas, a Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas e uma linda e jovem princesa Aurora interpretada por Olga Smirnova, um “talento verdadeiramente extraordinário” (The Telegraph). É o melhor do balé clássico.

A Era de Ouro

30 de maio e 02 de junho de 2019
Livre | 140 min
Direção: Yuri Grigorovich

Nos anos 1920, o cabaré A Era de Ouro é o recinto noturno favorito. O jovem pescador Boris se apaixona por Rita. Ele a segue até o cabaré e percebe que ela é a linda dançarina “Mademoiselle Margot”, mas é também o interesse amoroso do gangster local Yashka… Com sua trilha sonora de jazz de Shostakovich e sua atmosfera de music hall com belos tangos, A Era de Ouro é um mergulho refrescante e colorido nos anos 20. Um bale histórico que só pode ser visto no Bolshoi! Captado ao vivo em 16 de Outubro de 2016. Com: Nina Kaptsova (Rita), Ruslan Skvortsov (Boris), Mikhail Lobukhin (Yashka) e Ekaterina Krysanova (Lyuska)

Carmen-Suíte | Petrushka

27 e 30 de junho de 2019
Livre | 2h20min
Direção: Alberto Alonso

Carmen, sempre apaixonada e de espírito livre, se encontra em um triângulo amoroso. O apaixonado balé de um ato do coreógrafo Cubano Alberto Alonso originalmente criado para a legendária primeira bailarina do Bolshoi Maya Plisetskaya irá cativar audiências junto com Petrushka, uma nova criação do Bolshoi pelo coreógrafo contemporâneo Edward Clug, em uma noite que captura a alma do balé russo.

Os filmes serão exibidos na rede UCI Cinemas, confira as salas na página oficial da UCI (cliquei aqui).

Deixe uma resposta