Companhia de Ballet da Cidade de Niterói faz apresentações gratuitas da versão contemporânea de Romeu e Julieta

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói_romeu e julieta_ foto Karla Kalife_M
Foto: Karla Kalife

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta coreografia nos Teatros João Caetano, Arthur Azevedo e Paulo Eiró, entre os dias 15 de abril e 1º de maio.

Com mais de 50 apresentações em diversos estados brasileiros, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói chega agora a São Paulo com o espetáculo “Romeu e Julieta”. Concebida pelo coreógrafo português André Mesquita, a montagem é encenada nos Teatros Municipais João Caetano, Arthur Azevedo e Paulo Eiró, entre os dias 15 de abril e 1º de maio, integrando o Circuito Municipal de Cultura.

A clássica tragédia de amor ganha uma nova roupagem e traz a história para a realidade contemporânea por meio da dança e da música. O diretor artístico Pedro Pires conta que, ao transferir a peça teatral para a linguagem dos movimentos, o coreógrafo mergulhou no texto e se preocupou em produzir um trabalho tão denso quanto o de Shakespeare. “Na adaptação, a história é contada de forma subjetiva, mas os personagens ainda são reconhecíveis”, afirma.

Para fugir das versões tradicionais da obra em dança, uma das apostas do grupo foi a mudança da trilha sonora largamente utilizada nas adaptações em balé clássico, com músicas de Tchaikovsky ou de Prokofiev. Selecionada pelo coreógrafo, a nova trilha é uma colagem de compositores contemporâneos de estilo minimalista, como Max Richter, Arvo Pärt e Peter Gregson.

Somado ao trabalho de Mesquita, o conjunto em cena é de peso: iluminação do premiado Paulo Cesar Medeiros (28º Prêmio Shell de teatro), figurino assinado por Cássio Brasil, além dos bailarinos de alto nível. O trabalho homenageia William Shakespeare que, em 2014 (ano de estreia do espetáculo), comemoraria 450 anos de nascimento. Agora, em 2016, são lembrados os 400 anos de sua morte.

“A receptividade do público tem sido muito boa, foi uma grande surpresa”, comenta Pires. E conclui: “A dança contemporânea é muito subjetiva, nem todos gostam, mas esse espetáculo agradou a todos”. Recém-chegado da Europa, Mesquita está no Brasil para atualizar a obra e seguir com apresentações ao lado da companhia.

SERVIÇO

Romeu e Julieta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
Temporada de 15 de abril e 1º de maio de 2016
Ingressos: Grátis (retirar ingressos 1h antes)
Classificação: livre.
Duração: 80 minutos.

De 15 a 17 de abril
Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h.
Teatro Municipal João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo/SP – Zona Sul

De 22 a 24 de abril
Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h.
Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo
Av Paes de Barros, 955 – Mooca – São Paulo/SP – Zona Leste

De 29 de abril a 1º de maio
Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro – São Paulo/SP – Zona Sul

Deixe uma resposta