Com temática na depressão com enfoque na população negra solo Tempestuosa Depressagem é apresentado no Sesc Engenho de Dentro

Com única apresentação no dia 17 de maio, às 19h30, no Teatro do Sesc Engenho de Dentro, o solo Tempestuosa Depressagem, de Flávia Souza, aborda a depressão com enfoque na população negra e será apresentado, não por acaso, na véspera do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Após temporada de estreia, em 2018, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Tempestuosa Depressagem terá apresentação única, na véspera do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A montagem dialoga com a elementos da performance, da dança e das artes visuais para retratar o tema da Depressão com enfoque na população negra – especialmente as mulheres – que diante um contexto estruturalmente racista tem o problema silenciado e invisibilizado.

Para além das experiências da atriz e coreógrafa Flavia Souza, idealizadora do projeto, já acometida pela síndrome do pânico, a dramaturgia traz relatos de outras pessoas que tiveram vivências semelhantes.

Tempestuosa Depressagem foi contemplado pelo I Prêmio Cultura Diversidade, da Secretaria Municipal da Cultura.

A direção é de Tatiana Tiburcio, idealizadora do projeto Negro Olhar – Ciclo de Leituras Dramatizadas com Autores e Artistas Negros.

Sinopse

A performance propõe um diálogo sobre as subjetividades do ser humano a partir de um recorte racial. Com relatos em vídeo, música ao vivo, dança e interpretação, retrata as nuances e desdobramentos da Síndrome do Pânico e da Depressão com foco nas mulheres e suas dificuldades em identificar estas subjetividades da saúde mental.

Sobre Flavia Souza

Atriz, cantora e coreógrafa, pesquisadoras das expressões culturais afro-brasileiras com ênfase no Jongo. Idealizadora e coordenadora da Associação Cultural Grupo Afrolaje criada, em 2012, na zona norte do Rio. Em 2017 criou o MOVIMENCURE (Movimento que cura) com a proposta de pesquisar sobre a patologia da qual foi vítima (Síndrome do Pânico) a partir de ações pedagógicas e culturais. Ativista e integrante da Associação de Mulheres Negras Aqualtune e da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop. Atuou no musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro(2018) e foi integrante, durante sete anos, da Cia dos Comuns. Autora do livro “Eu curiosa: As Aventuras da Menina Semente no Jongo\caxambu”.

Ficha Técnica

Atuação, Texto e Coreografia: Flávia Souza
Direção: Tatiana Tiburcio
Participação Especial: Daniela Gomes
Figurino: Nina Monteiro
Iluminação: Zindi Gonzaga
Projeção: Ivan Karu
Sonoplastia: Dj Bieta
Divulgação: Naira Fernandes
Assessoria de Imprensa: Sandra Alencar
Fotografia: Rui Zilnet
Intervenção Vídeo: –
Roteiro e Direção: Flávia Souza
Direção de Fotografia: Natália Rodrigues
Luz e Som: Nathalia Sarro
Participantes do Vídeo: Rosane de Assis Barbosa, Xandy Carvalho, Profª Vanda Ferreira, Marta Oliveira, Gessica Justino, Ruth Pinheiro, Edmeire Exaltação e Rachel Nascimento

Crédito da foto: Rui Zilnet

Serviço

Tempestuosa Depressagem
Flavia Souza
Dia 17 de maio de 2019
Sexta, às 19h30
Local: Teatro do Sesc Engenho de Dentro
Av. Amaro Cavalcante, 1661 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)
Informações: (21) 98583-9942
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos

Deixe uma resposta