Espetáculos

Coletivo MUANES apresenta KATECÔ DANÇAS NEGRAS no Memorial Getúlio Vargas/GLÓRIA

O espetáculo de dança afro contemporânea KATECÔ DANÇAS NEGRAS realizará nova temporada no Memorial Getúlio Vargas/Glória, de 1º de setembro a 13 de outubro, todas as sextas-feiras, 18h,​ com o Coletivo MUANES Dançateatro. A criação e direção coreográfica é de Denise Zenicola​.​

Release

KATECÔ Danças Negras do Coletivo MUANES Dançateatro, sob a direção de Denise Zenicola, interpela o tempo, um mergulho poético em nossas memórias e lugares no mundo. Alinhavar de tempos e espaços diversos no melhor lugar, onde tudo se pode alcançar: o lugar da Dança Afro Contemporânea Brasileira.

KATECÔ Danças Negras foi contemplado na edição 2015 do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna com o patrocínio do Ministério da Cultura e Funarte e como Projeto Cultural no Prêmio Fomento Cidade Olímpica com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura 2016.

Concepção

Montagem inusitada pela distância de um oceano entre bailarinos e a Diretora, distância atlântica que alavancou o ato criativo de todos nós, pelo ato virtual e campo sensível. KATECÔ Danças Negras abriga um pulsar de movimento e poética de dança entre tradição e contemporaneidade e deixa um pouco de si em marcas, tanto no corpo de quem dança como no de quem vê.

O roteiro de KATECÔ Danças Negras é livremente inspirado na filosofia Kongo ‘4 Momentos do Sol’ e oficina de Zeca Ligiéro, meu eterno mestre e amigo. Os quatro círculos nas extremidades da cruz, os quatro momentos do sol e a circunferência da cruz, certeza da reincarnação: o indivíduo Kongolês de especial correção moral nunca será destruído, voltará no nome ou corpo de sua descendência ou na forma de eterno lago, cachoeira, pedra ou montanha. O supremo no topo, os mortos em baixo, e a água, linha da Kalunga, entre os dois.

Coletivo MUANES Dançateatro

Sempre é preciso avivar e criar memória, num país onde tudo ou quase tudo se desfaz em vagas lembranças e memórias seletivas. Entendemos que a dança mais que uma profissão é um modo de vida e através dela, a dança, histórias pessoais e memórias de esquecimento, podem ser contadas. Assim, o corpo que dança encontrará um eco particular neste contexto repleto de vivências e construirá seu gesto dramático à procura do que está e o que não está mais, do que desapareceu.

Teaser

Ficha Técnica

Direção Geral e Artística: Denise Zenicola
Direção Coreográfica: Denise Zenicola, Débora Campos, Amaury Lorenzo
Assistente de Direção: Débora Campos
Direção Musical e Percussão: Marcos Rum
Direção de Edição Musical: Chico Rota
Bailarinos/Performers: Álvaro Santos, Catia Costa, Débora Campos, Genilson Leite, Gisele Alves, Isabela Oliveira, Ivana D’Rosevita.

Crédito da foto: Renata Gianattasio

Serviço

KATECÔ Danças Negras
Coletivo MUANES Dançateatro
De 1º de setembro até 13 de outubro de 2017
Sexta, às 18h
Local: Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões, S/N – Glória – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10​,00
Classificação: Livre
​Duração: 60 minutos

Deixe um comentário