Cinemark apresenta: La Fille Mal Gardée

A rede de cinemas Cinemark apresenta no mês de maio o ballet La Fille Mal Gardée, nos dias 11, 12, 14 e 16. O papel da jovem Lise será interpretado pela bailarina Roberta Marquez, e Colas será interpretado por Steven McRae.

O Ballet*

Dividido em dois atos, La Fille Mal Gardée se passa em uma fazenda no interior da França e conta a história de amor de Lise e Colas. A viúva Simone, mãe de Lise, não aceita o romance pelo fato do rapaz ser apenas um empregado da fazenda. O desejo da viúva é ver sua filha muito bem casada com um rico pretendente. No decorrer da história, Simone se convence do amor que os jovens sentem um pelo outro a acaba concordando com o casamento, encerrando o ballet com uma grande comemoração.

Ao invés de contar uma história onde os personagens centrais são espíritos, seres encantados, príncipes e princesas, La Fille Mal Gardée narra uma história sobre pessoas comuns, o que fez um enorme sucesso na época em que foi criada (o Romantismo). Outro ponto forte é que essa é uma peça muito engraçada, e não trágica como a maior parte das que foram compostas nesse período.

Curiosidade*

No início, essa peça não tinha uma partitura definida, era uma verdadeira colcha de retalhos. De acordo com o histórico da peça, ela foi criada em 1789 pelo coreografo Jean Bercher Dauberval e a trilha era composta de diversos fragmentos de famosas danças, músicas e óperas, que eram rearranjadas pelo diretor musical ou pelo violinista principal da orquestra, o qual também atuava como maestro (o papel de maestro ainda não havia sido estabelecido de forma separada nessa época).

A música “original” de La Fille Mal Gardée, de 1789, era um rearranjo de 55 árias francesas, tendo sobrevivido até hoje 15 partituras, na Biblioteca Municipal de Bordeaux, na França. O manuscrito da partitura de 1789 não menciona um compositor, nem um arranjador. É possível que o próprio Dauberval tenha sido responsável pelo arranjo, pois era também um violinista competente.

Somente em 1828 nasceu a versão que conhecemos hj, que foi criada por Ferdinand Hérold. Ele fez adaptações na partitura original de 1789 e a mesclou com diversos trechos de outras obras, como “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, “O Elixir do Amor” de Donizetti, dentre outros.

Programação

11/05 às 11h00
12/05 às 17h00
14/05 às 19h00
16/05 às 19h00

Cinemas participantes

Cidade Jardim – São Paulo
Market Place – São Paulo
Eldorado – São Paulo
Shopping Iguatemi – São Paulo
Villa Lobos – São Paulo
Pátio Higienópolis – São Paulo
Pátio Paulista – São Paulo
Metrô Santa Cruz – São Paulo
Park Shopping São Caetano – São Caetano
Campinas Iguatemi – Campinas
Praiamar Shopping – Santos
Downtown – Rio de Janeiro
Village Mall – Rio de Janeiro
Botafogo – Rio de Janeiro
Plaza Shopping Niterói – Niterói
Shopping Granja Vianna – Cotia
Pier 21 – Brasília
Iguatemi Brasilia – Brasília
Goiabeiras Shopping – Cuiabá
Campo Grande – Campo Grande
Pátio Savassi – Belo Horizonte
BH Shopping – Belo Horizonte
Park Shopping Barigui – Curitiba
Shopping Mueller – Curitiba
Uberlândia – Minas Gerais
Floripa Shopping – Florianópolis
Shopping Jardins – Aracaju
Studio 5 Manaus – Manaus
Shopping Colinas – São José dos Campos
Shopping Tamboré – Barueri
Novo Shopping – Ribeirão Preto
Salvador – Salvador
Flamboyant – Goiânia
Barra Shopping Sul – Porto Alegre
Bourbon Ipiranga – Porto Alegre
Shopping Vitória – Vitória
Riomar Recife – Recife

 

*Fonte: Videos de Ballet Clássico