Cibele Sastre é a convidada para ministrar o XVIII LABANIANAS

labanianas 2016_abril_m

As Labanianas são eventos realizados pelo Caleidos desde 2001 para reunir profissionais e interessados na linguagem da dança (Coreologia/Laban) em situações cênicas e/ou de ensino e aprendizagem.

Este ano, as Labanianas fazem parte do Projeto “LAPA, eu vou a pé”, realizado pelo Caleidos Cia. de Dança, contemplado pela 18ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Ao todo serão realizadas três Labanianas durante o 1º. Semestre de 2016 compostas de minicursos de três dias cada, ministrados por profissionais cujas trajetórias estejam ligadas ao desenvolvimento dos estudos de Laban.

Abertas ao público profissional da dança e/ou da educação, as Labanianas, com coordenação de Isabel Marques, terão duração de 12 horas de trabalho com emissão de certificado (100% de presença) pelo Instituto Caleidos. Serão oferecidas 20 vagas gratuitamente mediante inscrição (vide abaixo). O primeiro dia do minicurso (sexta feira) é aberto ao público em geral.

No mês de abril de 2016, o Caleidos convida para ministrar o minicurso a professora e artista Cibele Sastre, bailarina, coreógrafa e analista de movimento certificada pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies/NY. Docente no curso de Licenciatura em Dança da UFRGS, pesquisadora da dramaturgia do movimento e diretora do Grupo de Risco (RS).

O minicurso será do dia 29 de abril (sexta) a 01 de maio (domingo) com aulas práticas e teóricas que abordam os princípios de Laban e o trabalho de criação artística da artista. Na sexta feira, o encontro será aberto ao público em geral.

As inscrições devem ser feitas via link (abaixo) até dia 18 de abril. O resultado das inscrições será postado na página do facebook do Instituto Caleidos e os selecionados serão notificados também por e-mail no dia 20 de abril.

Quem foi Rudolf Laban/ o que é a Coreologia

Rudolf Laban, coreógrafo e teórico da dança de renome internacional, foi precursor da dança moderna na primeira metade do século XX na Europa. Desenvolveu vasto trabalho artístico que inclui o estudo do movimento e a decodificação da linguagem da (também chamado de Coreologia).

Sobre o Instituto Caleidos

O Instituto Caleidos foi criado no ano de 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008) e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 20 anos no campo da arte/educação, seja por meio do Caleidos Cia de Dança ou em suas carreiras individuais. Norteado pelas relações entre arte, ensino e sociedade, o Instituto Caleidos vem atuando em diversas instituições governamentais, culturais e educacionais de todo país e no exterior desenvolvendo projetos educacionais e assessorias, elaborando propostas curriculares ou atuando diretamente por meio de cursos de formação, eventos e espetáculos. O Instituto Caleidos propõe um olhar crítico e transformador possibilitado pela iniciação, apreciação, pesquisa e criação nas diversas formas de arte em diálogo com a educação.

O que o projeto LAPA EU VOU A PÉ

Projeto contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, LAPA, eu vou a pé prevê diversas ações até 2017 envolvendo o entorno da sede do Caleidos e a comemoração dos 20 anos da Cia. Convidamos artistas, produtores e gestores de espaços de arte, de escolas e de academias a conhecer o projeto e participar das suas ações propostas para o bairro.

SERVIÇO

XVII LABANIANAS
De 29 de abril a 01 de maio de 2016
Sexta, 29/abril: palestra das 20 às 22h (aberta ao público em geral)
sábado, 30/abril: minicurso das 10 às 18h
domingo, 01/maio: minicurso das 10 às 13h
Local: Instituto Caleidos
Rua Mota Pais – 213 – São Paulo/SP
Investimento: Gratuito
Inscrições: http://goo.gl/forms/tdVAbPgocW
Público alvo: profissionais da dança e/ou da educação
Vagas: 20
Informações: www.institutocaleidos.org | producaocaleidos@gmail.com

Deixe uma resposta