Cia Repentistas do Corpo apresenta o espetáculo Corpoemas no Teatro Hebe Camargo

O espetáculo Corpoemas investiga a relação corpo/poesia/corpo pelo viés da sonoridade dos poemas falados pelos bailarinos, e o impulso criativo provocado nos corpos pela métrica, pela rima e pela multiplicidade dos signos. O trabalho destaca a importância do componente lúdico e do lirismo na concepção cênica e coreográfica do artista Sérgio Rocha e seus “Repentistas do Corpo”, que mesclam dança contemporânea, cenas teatrais e percussão corporal em movimento, resultando numa proposta original, que aponta para os caminhos da modernidade na dança contemporânea brasileira.

Corpoemas - Gil Grossi 1
Cena de Corpoemas
Crédito: Gil Grossi

A partir de leituras em grupo, laboratórios teatrais e experimentações coreográficas, foram escolhidos oito poemas para compor o espetáculo. A trilha sonora foi especialmente composta pelo músico paulista Edson Xis, e é executada no formato eletroacústico, com intervenções ao vivo.

O livro de Drummond reúne poesias que revelam suas contradições e ansiedades, inquietações e perplexidades, metamorfoseando o amargo gosto do tempo. A partir da observação do seu e de outros corpos, inseridos num universo de duplicidades e questionamentos, Drummond une o sagrado e o profano. Entre os poemas utilizados no espetáculo, destacam-se: “As contradições do corpo”, “Eu, etiqueta” e “Dezembro”.

A apresentação faz parte do projeto “Residência Zona Sul”, contemplado na 18ª edição do Programa de Fomento à Dança, que circulará por 06 CEUs da Zona Sul de São Paulo. A primeira parada é no CEU Paraisópolis onde serão oferecidas várias atividades artísticas gratuitas, incluindo duas oficinas.As atividades gratuitas promoverão a discussão e reflexão sobre a mistura de linguagens contida nos espetáculos contemporâneos e como será o desenvolvimento do projeto artístico da Cia.

Sobre a Cia:

A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, é formada por artistas independentes do cenário da dança contemporânea brasileira que trazem significativa bagagem artística e cultural associada à proposta de pesquisa consistente e inovadora. A sua linha de investigação prática é a interdisciplinaridade entre a dança contemporânea, o teatro, a música e a percussão corporal em movimento buscando os possíveis pontos de convergência entre estas áreas e a sua abordagem conjunta. A inspiração para tanto vem das diferentes manifestações da cultura brasileira e suas identidades; especialmente a literatura, a música, as festas e os jogos; além do contexto histórico onde estão inseridos. Desta forma, estamos encontrando novos significados para nossa dança e nossa maneira de estar no mundo; sempre em movimento, com um corpo brasileiro.

Serviço:
Local: CEU Paraisópolis (Teatro Hebe Camargo)
Data: 11 e 12/11/2015 às 19h30.
Endereço: Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº
Bairro: Jardim Parque Morumbi CEP: 05712-040
Telefone: (11) 37427879
Lotação: 184 lugares

Entrada Gratuita